Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Colégio Amazonense Dom Pedro II comemora 145 anos

Uma das mais tradicionais escolas da rede pública do Estado promoveu uma série de eventos para festejar o aniversário

Pelo colégio passaram alguns dos principais personagens da história do Estado

Pelo colégio passaram alguns dos principais personagens da história do Estado (Divulgação/Seduc)

O Colégio Amazonense D. Pedro II, localizado na avenida Sete de Setembro, Centro, completou ontem 145 anos de fundação. Para marcar a data, a escola, uma das mais tradicionais do Amazonas, reuniu a comunidade escolar em um evento que buscou resgatar a história da instituição.

O ponto alto da programação festiva foi a exposição “Gymnsianos”, por meio da qual os estudantes apresentaram a história da escola a partir de fotos, livros, revistas, atas, diários de frequência, uniformes, troféus, medalhas e um documentário desenvolvido pelos estudantes.

Além da exposição, a história da escola também foi retratada por meio de peça teatral, em que o cenário foi a centenária escadaria interna da escola, uma das marcas arquitetônicas do imóvel.

Conforme a gestora da escola, Ana Goreti Guimarães, a programação de aniversário foi preparada com entusiasmo e bastante rigor pelos estudantes e professores. “A exposição, tenho certeza, também ficará marcada como parte da história do colégio”, disse.

De acordo com a coordenadora adjunta do ensino médio da Coordenadoria Distrital 1 da Seduc, Ielva Galdino, a história do colégio tem relação com a própria história do Estado do Amazonas. “A instituição, e sua história, são fontes de pesquisa. Ela contribuiu com a formação de centenas de pessoas, dezenas de personalidades históricas e hoje, a sociedade comemora não somente os 145 anos de fundação da instituição, mas o fato de ela ainda ser, para nosso orgulho, referência em Educação”, afirmou.

Idealizadora do documentário sobre a instituição, a aluna do 1º ano, Ester Rodrigues, 15, disse que com o trabalho buscou-se falar sobre a importância da instituição e homenagear os estudantes que optaram por ingressar no colégio para concluir o ensino básico.

História

O Colégio Amazonense D. Pedro II foi criado em 1869 pelo então presidente da província do Amazonas, João Wilkens de Matos, com o nome de Lyceu Provincial Amazonense. Ao longo da história dele, a escola teve outras nomenclaturas oficiais: Gymnasio Amazonense, Gymnasio Amazonense D. Pedro II e, a partir da administração do governador Henoch da Silva Reis, Colégio Amazonense Dom Pedro II. Em 2011 o Colégio foi distinguida pela empresa VR Assessoria em Comunicação Integrada com o 2º Prêmio Amazonense de Propaganda e Marketing como a instituição pública de educação básica mais lembrada pela população de Manaus.