Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Detentos são recapturados após fugirem de cadeia pública

A fuga foi articulada com outros dois homens, que deram fuga a Samuel, por meio de mensagens de SMS. Esta é a terceira fuga registrada no sistema em menos de 15 dias

Detentos são recapturados após fugirem de cadeia pública de Manaus

Detentos são recapturados após fugirem de cadeia pública de Manaus (Divulgação/7ª Cicom)

Samuel Pereira Cabral, 23, e outro detento, que não teve o nome revelado, foram recapturados na noite desta terça-feira (15) após fugirem da Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus, usando uma corda feita de lençóis – conhecida como “Tereza”. A fuga foi articulada com outros dois homens, que deram fuga a Samuel, por meio de mensagens de SMS. Esta é a terceira fuga registrada no sistema prisional em menos de 15 dias.

Charles da Silva Farias, 27, e Cleiton Araújo Viana, 24, aguardaram os presos do lado de fora da unidade prisional, em uma Kombi de placas NOO-6179. Durante a ação, os suspeitos mantinham contato com os presos através de mensagens.


Segundo policiais militares da 7ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), os presos chegaram a informar sobre a saída do policial da muralha e que, em seguida, iniciariam a fuga. Eles colocaram a corda e Samuel conseguiu pular o muro. Assim que percebeu a ação, o policial da muralha retornou ao posto e deteve o outro preso que estava pendurado na corda, entre o arame fardado que reveste o muro.

Samuel saiu da prisão e entrou no veículo onde Charles e Cleiton os aguardava. De acordo com a policia, os suspeitos chegaram a trocar tiros com seguranças de um supermercado localizado nas proximidades da cadeia. Os policiais não souberam informar qual teria sido o motivo para ação entre os presos e os vigilantes.

Policiais da 1ª, 2ª e 7ª Cicom’s, além da Força Tática fizeram buscas pelo trio e conseguiram prendê-los na avenida Adalberto Vale, bairro Betânia, Zona Sul de Manaus. Os suspeitos e o detento foram levados para o 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde foram autuados por formação de quadrilha, tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. Com eles a polícia apreendeu dois revólveres, um de calibre 32 e outro 38.



Ainda de acordo com a Polícia Militar, uma contagem foi realizada pela Tropa de Choque durante a madrugada, porém a quantidade final de presos e os nomes dos possíveis fugitivos ainda não foram revelados pela assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus). A assessoria ficou de passar uma nota sobre o caso ainda nesta manhã.

Fugas

Ainda na tarde de terça-feira, o detento Sebastião Souza Barbosa Neto conseguiu fugir da Unidade Prisional do Puraquequara, localizada na Zona Leste de Manaus, após pular o muro também com o uso de uma "Tereza".

De acordo com a assessoria de imprensa da Sejus, dois suspeitos em duas motocicletas, com características não reveladas, deram fuga ao foragido. Agentes de disciplina foram presos por facilitarem a fuga e Sebastião continua foragido.

Na última quarta-feira (8) foi a vez de três detentas da ala feminina da cadeia pública Desembargador Vidal Pessoa também fugirem usando a “Tereza” e protagonizarem a primeira fuga do sistema penitenciário do Estado em 2014.

Cleiciane Ferreira de Souza, Jackeline Carla Cesár Correia e Daniela Rodrigues Duque conseguiram fugir. Destas, apenas Jackeline foi presa no mesmo dia da fuga, na avenida do Turismo, na Zona Oeste de Manaus.