Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Falso consultor jurídico é preso aplicando golpe que prometia reduzir o financiamento de carros

Ele é acusado de veicular propagandas irregulares em emissoras de rádio e TV, onde prometia diminuir em até 70% o valor do financiamento 

Falso consultor jurídico é preso ao aplicar golpe em financiamento de carro

Falso consultor jurídico é preso ao aplicar golpe em financiamento de carro (Divulgação /OAB)

O falso consultor jurídico, Francisco Michel da Silva, 25, foi preso no fim da manhã desta terça-feira (28) durante uma fiscalização da Comissão de Direitos Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Amazonas (OAB-AM), nas Zonas Sul e Centro-Sul de Manaus. O suspeito atuava no escritório improvisado da HL Consultoria, localizado na avenida Presidente Castelo Branco, bairro Cachoeirinha.

Ele é acusado de veicular propagandas irregulares em emissoras de rádio e televisão, onde prometia diminuir em até 70% o valor do financiamento de veículos, por meio de uma revisão processual.

Segundo o presidente da comissão, o advogado Christhian Naranjo, a fiscalização foi iniciada a partir de propagandas veiculadas na mídia sobre serviços oferecidos por consultórios jurídicos.

“Ao observamos essa publicidade irregular, fomos visitar esses consultórios, tendo em vista que o Código de Ética da Advocacia veda esse tipo de propaganda. Chegando aos locais encontramos diversas irregularidades, entre elas: a atuação de consultores que não têm nenhuma formação jurídica para atender a população, além do advogado responsável ser de outro Estado”, disse.

O falso consultor prometia diminuir as parcelas dos financiamentos dos veículos em até 70%, se a pessoa pagasse o valor de R$ 300 inicialmente e, posteriormente, mais uma parcela referente ao valor pago por uma das prestações.

A comissão já havia ido até o escritório da HL Consultorias, que foi notificado e só voltaria a funcionar após a regularização no órgão. Nesta manhã, a equipe resolveu ir ao local e descobriu que o funcionamento irregular havia sido retomado pelo falso consultor.

A polícia foi acionada e Francisco foi detido em flagrante por estelionato, sendo encaminhado ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

“O nosso objetivo é evitar novos golpes, de falsos advogados ou consultores jurídicos. Pediremos da Justiça a suspensão de 115 processos de ação revisional da HL Consultoria, já que se tratava de uma propaganda enganosa”, disse Naranjo.

Outro seis consultórios foram vistoriados e três foram notificados pela comissão da OAB, entre eles: RBA Consultoria, situado na rua Belo Horizonte, bairro Adrianópolis.