Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Hemoam registra recorde de doação após grave acidente em Manaus

O sentimento de solidariedade foi registrado em cada pessoa que esteve no Hemoam na manhã deste sábado (29) e esperam pacientemente o atendimento das mais de 574 pessoas

Hemoam registra recorde de doação após grave acidente em Manaus

Hemoam registra recorde de doação após grave acidente em Manaus (Euzivaldo Queiroz)

O sentimento de solidariedade tomou conta da população amazonense após o acidente entre um micro-ônibus e uma caçamba que vitimou 15 pessoas e feriu outras dezessete na noite de sexta-feira (28). Mais de 574 pessoas estiveram na sede da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) neste sábado (29), localizada na avenida Constantino Nery, bairro Chapada, Zona Centro-Sul,  e fizeram a sua doação de sangue em prol dos feridos.

A ação voluntária configura o recorde de doações registradas pelo órgão no Amazonas, segundo a gerente de captação em exercício Elionora Araújo. De acordo com ela, a comoção foi registrada em cada pessoa que esteve no Hemoam pela manhã e esperam pacientemente o atendimento.

“Registramos um recorde no atendimento de doações neste sábado (29). O número de pessoas triplicou se comparado ao atendimento feito durante um sábado. Precisamos dobrar o número de enfermeiros, técnicos de hematologia e hemoterapia, médicos e estagiários para que todos consigam ser atendidos até as 18h. Até o meio-dia conseguimos atender 274 pessoas e já temos outras 300 aguardando para serem encaminhados para a sala de coleta”, declarou.


A gerente agradeceu o apoio e a solidariedade da população que atendeu ao pedido do órgão. Segundo ela, foi surpreendente ver pessoas que nunca realizado doação de sangue interessadas em ajudar as vítimas do grave acidente que continuam internadas no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de agosto e no HPS Dr. João Lúcio.

Entre as doares de primeira viagem estavam o corretor de imóveis Jadismar Souza Lima, 23, e a administradora de empresas Jaqueline Moraes, 25. O casal ficou sabendo do acidente ainda durante a noite através de portais de notícias e sensibilizados com a dor dos familiares das vítimas, eles decidiram ir até o Hemoam nas primeiras horas do dia.  

“Essa é a primeira vez que a gente vem doar sangue. Sempre sentimos vontade, mas hoje fomos contagiados por um sentimento diferente. Decidimos vir imediatamente prestar este ato de ajuda as vítimas. Mesmo aguardando horas para fazer a coleta, estamos felizes em ajudar”, declarou Jadismar.

A gerente do Hemoam ressaltou que nunca antes foi visto um número tão grande de pessoas com vontade de ajudar, nem mesmo nas durante as campanhas organizadas pelo órgão. Ela acredita que as pessoas se sentiram parte da família dos feridos e ficaram comovidos com a tragédia.


Elionora pediu que a população, que ainda deseja doar sangue, compareça a partir da próxima segunda-feira (31) na sede do Hemoam ou na Maternidade Ana Braga – localizada na Zona Leste – de 7h30 até às 18h.

Pessoas com idade entre 18 e 65 anos, com mais de 50 quilos, que estejam bem alimentados e bem de saúde e não tiveram doenças infecciosas, como hepatite e dengue, nos últimos anos podem doar sangue. Elionora solicita ainda que todos os doadores levem o documento de identificação e estejam alimentados antes de realizarem a coleta.

Saiba quem são os mortos e feridos do acidente em Manaus clicando aqui.