Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Igreja de Nossa Senhora de Nazaré completa 100 anos

Para celebrar a data, a imagem da santa aclamada há mais de dois séculos no Círio de Nazaré chegará a Manaus hoje, às 13h30, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes

Igreja de Nossa Senhora de Nazaré

Igreja de Nossa Senhora de Nazaré (Antônio Menezes )

Aproximadamente 45 mil pessoas são esperadas na missa campal, na Arena da Amazônia Vivaldo Lima, em comemoração ao centenário da igreja Nossa Senhora de Nazaré, amanhã. Além da missa, os fiéis participarão de um momento de louvor com o padre Sérgio Lúcio, às 19h.

A imagem da santa aclamada há mais de dois séculos no Círio de Nazaré, que reúne mais de dois milhões de fiéis pelas ruas de Belém, chegará a Manaus hoje, às 13h30, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.

Pároco da igreja Nossa Senhora de Nazaré, Mário Missiato disse que a visita da imagem oferece um momento para que todos reflitam sobre onde é possível melhorar, se doar mais para atender o próximo. “É uma oportunidade incrível para um exame de consciência daquilo que somos e o que fazemos”,acrescentou o padre.

Em Manaus as primeiras missas em honra de Nossa Senhora de Nazaré eram realizadas na capela construída por Washington Saturnino da Cruz, cuja família toda católica era conhecida na Vila Municipal. Somente no dia 2s de agosto de 1914 aconteceu a bênção da primeira pedra da futura igreja dedicada a santa.

DevotaFiel de Nossa Senhora e colaboradora da igreja, Arlete Amato conta que as comemorações do centenário iniciaram em março e desde lá todos os frequentadores têm sido convidados a participar das várias atividades, entre elas o concurso para elaboração de uma oração em honra à Nossa Senhora de Nazaré. “Essa oração foi escrita por um devoto e aprovada pela arquidiocese e com isso nós conseguimos envolver ainda mais os fiéis”, explicou Arlete.

Arlete, que também tem uma relação de devoção com a santa, conta que desde que chegou em Manaus em 1986 com a família escolheu a igreja do bairro Adrianópolis para frequentar. “Já tinha uma forte relação com nossa senhora e desde que cheguei aqui sirvo e tento colaborar com as obras da igreja”, disse Arlete.

Os ingressos para participar da celebração na Arena da Amazônia foram distribuídos em todas as paróquias da cidade e trocados por alimentos que serão distribuídos nas obras sociais de cada comunidade.

Os festejos pelo centenário da igreja terá ainda a primeira corrida da Fé que acontecerá no dia 14 de setembro às 7h com percurso de sete quilômetros. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de setembro pelo site www.assessocor.com.br com valor de R$ 30.

Programação da visita inclui o interior do AM

A imagem da padroeira da Amazônia, Nossa Senhora de Nazaré, chegará ao aeroporto Internacional de Manaus Eduardo Gomes hoje e seguirá de carro para o município de Iranduba pela ponte rio Negro e rodovia AM-070. Logo depois será levada para o porto do mesmo município de onde seguirá de barco para o Careiro da Várzea, no início da noite.No dia 6, a imagem segue em procissão fluvial num navio da Marinha para Manaus passando próximo à orla da Ceasa e Educandos até chegar ao porto privatizado da capital no Centro. No último dia em Manaus, a imagem seguirá para a paróquia Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Adrianópolis, na Zona Centro-Sul onde passará o dia.