Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Manaustrans realiza operação e orientação aos motoristas de veículos pesados

Além de promover uma ação educativa aos motoristas de veículos pesados, o órgão autuou 48 veículos por estacionamento irregular na Zona Oeste

Quarenta e oito autuações foram realizadas pelos servidores do Manaustrans na Zona Oeste

Quarenta e oito autuações foram realizadas pelos servidores do Manaustrans na Zona Oeste (Divulgação )

O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans) começou, nesta quarta-feira (9) uma campanha de orientação direcionada a condutores de veículos de carga que trafegam na avenida Constantino Nery, Zona Centro-Sul.  A ação tem o objetivo de proporcionar um trânsito mais seguro e alerta para as novas regras de restrição de circulação que, caso desobedecidas, passam a resultar em multas a partir do dia 23 de abril.

De acordo com o diretor de operações do instituto, coronel Raimundo Encarnação, hoje foi dado o ponta-pé na ação educativa aos condutores de veículos de grande porte após a restrição de tráfego fora do horário definido pela Prefeitura.

“Estamos orientando durante um período de 15 dias e após este prazo, os agentes de trânsitos começaram a multar e apreender veículos dos motoristas que desobedecerem à determinação municipal”, disse Encarnação.

Cerca de 41 placas foram instaladas na avenida para a sinalização. Outras vias como a Djalma Batista, Umberto Calderaro Filho (antiga Paraíba), Mário Ypiranga (antiga Recife), Boulevard Álvaro Maia e Efigênio Sales também devem ter regras específicas para circulação de caminhões. 

Conheça as novas regras de restrição para veículos de carga na avenida Constantino Nery: 

Veículos com PBT (Peso Bruto Total) acima de oito toneladas:

- 6h às 9h / 17h às 20h

Veículos com PBT (Peso Bruto Total) acima de 16 toneladas:

- 9h às 17h 

As dimensões máximas para veículos, permitidas nas áreas de restrição são:

- Comprimento: 18,60m / Altura 4,40m / Largura 2,60m.

Penalidades:

- Transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação é infração média, com multa de R$ 85,13 e mais quatro pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

- Transitar com veículos com dimensões ou carga superiores aos limites estabelecidos é infração grave, com multa de R$ 127,69, mais cinco pontos na CNH e retenção do veículo.

A restrição do tráfego destes veículos foi assinada, por meio de portaria, após o grave acidente do último dia 28 de março entre uma caçamba  e um micro-ônibus na avenida Djalma Batista. Na ocasião, 15 pessoas morreram e outras dezessete ficaram feridas.