Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Ponta Negra não terá guarda-vidas na festa da Virada do Ano

Assim ficará a praia da Ponta Negra, durante a festa do fim de ano. Quem ousar entrar na água estará por sua própria conta e risco

Prefeitura estima que ao menos 300 mil pessoas participarão da festa da virada do ano, na Ponta Negra, cujo balneário, à noite, durante o evento, não contará com a presença de guarda-vida

Prefeitura estima que ao menos 300 mil pessoas participarão da festa da virada do ano, na Ponta Negra, cujo balneário, à noite, durante o evento, não contará com a presença de guarda-vida (J. Renato Queiroz)

No complexo da Ponta Negra, onde amanhã são esperadas 300 mil pessoas para a festa da virada do ano, não terá a presença de guarda-vidas na praia durante o evento da Prefeitura, embora o funcionamento seja o mesmo previsto para os demais dias do ano, com o uso da faixa de areia de 6h à 0h – regra que vigora desde o mês de agosto –, e liberação para banho até às 17h, conforme prevê o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para o funcionamento do local, válido desde março.

A informação é do diretor-presidente do Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Roberto Moita. “Nesse período, a presença de guarda-vidas, do Corpo de Bombeiros, é obrigatória. Após, esse horário, as pessoas que infringirem a lei, estarão arriscando também a própria vida”, afirmou Moita. Segundo ele, o TAC não prevê excepcionalidades, sendo válido para todas as ocasiões, bem como para todo o parque Ponta Negra, sem distinção de etapas.

No último dia 22, a segunda etapa foi entregue, mas sem faixa de areia para a praia por conta da vazante do Rio Negro, que não permitiu a finalização do aterramento do local, segundo o diretor-presidente do Implurb.

O TAC assegura a permanência de patrulha da Polícia Militar das 8h às 18h no local, aos sábados, domingos e feriados, com um contingente de 26 homens na praia, sendo 1 sargento; 1 cabo e 24 soldados. A escala de serviço acordada pelo documento é de 2 por 1 e em dois turnos, sendo o 1º das 8h às 13h e o 2º das 13h às 18h. “Estamos solicitando, inclusive, um reforço extra das equipes de segurança no local”, disse Moita, ressaltando, ainda, a eficácia do acordo. “O TAC foi um importante instrumento de preservação da vida. Há mais de seis meses não registramos nenhum problema no local”, disse.

Transgressores

Moita reconheceu que há pessoas que descumprem a lei e tomam banho à noite na praia, conforme publicou A CRÍTICA no dia 11 de agosto. “Neste caso, cabe à polícia atuar”, afirmou o diretor-presidente do Implurb.

Atualmente não há aplicação de multas para quem for flagrado dentro da água à noite, na Ponta Negra. “E nem teríamos como fazer isso por conta do efetivo que temos. No Rio de Janeiro, por exemplo, para o cumprimento da lei que multa quem jogar lixo na rua, eles estão aumento o número de guardas municipais que deverá ficar maior que o de policiais militares lotados na cidade”, explicou Moita.

Simultaneamente em três locais

A reportagem entrou em contado com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas para repercutir o assunto, mas não foi atendida.

Em nota divulgada esta semana, a corporação informou, por meio de assessoria de imprensa, que vai empregar 382 bombeiros, 39 viaturas entre motos, carros de combate a incêndio, Unidades de Resgate, quadriciclos e 8 embarcações nos serviços de prevenção e emergência dos dias 31 e 1º.

A nota informa ainda que eles estarão distribuídos nos três pontos onde acontecerão os evento de virada de ano da Prefeitura: na praia Ponta Negra, Zona Oeste; bairro Educandos, Zona Sul e av. Itaúba, no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste. Em relação à praia, no entanto, não há informação se o serviço se estenderá para além das 17h.

Além dessas localidades, os 14 postos espalhados na cidade de Manaus estarão funcionando normalmente.

O Corpo de Bombeiros informou ainda, em nota, que a orientação é para que as pessoas que vão ingerir bebida alcoólica que não entre em piscinas, lagos e rios, porque podem se afogar.

Penúltimo teste para a Copa

A Secretaria de Segurança Pública divulga hoje o plano integrado de segurança para o Réveillon 2014, planejado por 20 órgãos do município e do Governo do Estado, que contará com mais de 2,5 mil servidores, entre policiais civis e militares, bombeiros, guardas civis metropolitanos e fiscais.

De acordo com o secretário-executivo de Grandes Eventos, coronel Dan Câmara, este é o penúltimo teste para a Copa do Mundo, evento com maior semelhança já realizado pelas forças de segurança quanto ao modelo exigido pela Fifa para os jogos do mundial.

Além da integração dos órgãos, ele destaca o uso dos Centros de Comando e Controle Móvel que serão colocados na Ponta Negra e na avenida Itaúba, Zona Leste, além da plataforma de elevação que será instalada na Ponta Negra.

Os equipamentos foram destinados pelo governo federal para serem usados durante os jogos da Copa do Mundo em Manaus e contam com um aparato tecnológico de câmeras de monitoramento, entre outras tecnologias, que serão interligadas ao Centro Nacional de Comando e Controle, em Brasília.

Perfuro-cortantes

A Prefeitura publicou o decreto n° 2.678, de 23 de dezembro de 2013, que proíbe itens como guarda-chuvas, bebidas em recipientes de vidro, alimentos vendidos em espetos etc, nas três festas de Révellion da cidade, por serem considerados perigosos.

Saiba mais

Evacuação

A responsabilidade pela evacuação da praia, após 17h, é da Guarda Municipal, com o auxílio da PM, segundo o TAC, considerando o número elevado de usuários da praia e a necessidade de resguardar a integridade física dos servidores municipais.