Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Prefeitura de Manaus começa as obras nas galerias de compras

Os trabalhos, executados por meio da Seminf, consistem na preparação desses três espaços para receberem as obras dos projetos das galerias definitivas

Os serviços começaram a ser executados com maquinário pesado e cerca de 20 trabalhadores dos distritos de obras da Seminf

Os serviços começaram a ser executados com maquinário pesado e cerca de 20 trabalhadores dos distritos de obras da Seminf (Divulgação /Arlesson Sicsu)

A Prefeitura de Manaus começou, neste sábado (1°), os trabalhos emergenciais nas duas galerias populares definitivas localizadas no Centro e a do Shopping T4, localizada na zona Leste, para onde serão realocados definitivamente os vendedores que trabalhavam nas avenidas Eduardo Ribeiro, Sete de Setembro e Praça da Matriz, no centro de Manaus.

Os trabalhos, executados por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), consistem napreparação desses três espaços para receberem as obras previstas nos projetos das galerias definitivas. 
As ações por parte da prefeitura vão acelerar o atendimento às necessidades dos trabalhadores informais, que hoje ocupam os camelódromos provisórios no centro.

Os serviços começaram a ser executados com maquinário pesado e cerca de 20 trabalhadores dos distritos de obras da secretaria. Na Galeria Espírito Santo, com aproximadamente três mil metros quadrados e com a capacidade para 326 boxes, o trabalho começou pela escavação para a implantação das 80 estacas em concreto armado, que comportará o segundo piso do local e mais a sondagem do solo.

Na Galeria dos Remédios, com cinco mil metros quadrados de área para abrigar 361 ambulantes, os serviços estão voltados para a remoção de todo o entulho do segundo andar. Assim, o acesso estará livre para os outros reparos. O passo seguinte é iniciar o rebaixamento de um metro de todo piso do primeiro andar.  

No Shopping T4, com área de 18 mil metros quadrados para abrigar 700 microempresários, localizado na avenida Camapuã, entre o Terminal de Integração do Jorge Teixeira e a Bola do Produtor, a obra é um pouco mais complexa devido a necessidade de o antigo prédio ser demolido. Após essa etapa, a Seminf irá isolar a área com tapumes para executar a terraplanagem total da área e a poda das árvores do entorno para a manutenção de toda a arborização existente no local.

O começo dos trabalhos contou com a presença do secretário municipal de Infraestrutura, Luiz Borges, além do subsecretario de Serviços Básicos, Roberto Portilho, e do diretor de engenharia da Seminf, Antônio Nelson, encarregados pela fiscalização da reforma e a construção das galerias definitivas.

Além de box padronizado para cada trabalhador, os locais vão contar também com praça de alimentação, banheiros,  estacionamento, energia elétrica e água potável. “A Prefeitura de Manaus quer dar dignidade aos trabalhadores autônomos  para que tenham melhor qualidade de vida em um ambiente de trabalho adequado, seguro, protegido do sol e da chuva”, destacou o secretário da Seminf, Luiz Borges.

*Com informações da Semcom