Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Prefeitura promove reforço na pavimentação das vias esburacadas nas Zonas Norte e Leste de Manaus

Serviços beneficiará bairros das zonas Norte e Leste, em resposta a críticas pelo zelo com a ruas do quadrilátero da Copa


No bairro Alfredo Nascimento, na Zona Leste, essa é a situação da rua 15. Fato que se repete em muitas outras

No bairro Alfredo Nascimento, na Zona Leste, essa é a situação da rua 15. Fato que se repete em muitas outras (Bruno Kelly)

A Prefeitura de Manaus não conseguiu cumprir a meta de recapear 14 avenidas que compõem o Quadrilátero da Copa di Mundo, até o dia 31 de dezembro de 2013.Mas, em meio a críticas da população sobre a priorização da área, enquanto vias secundárias nos demais bairros continuavam com buracos, decidiu reforçar a pavimentação nos corredores viários das Zonas Leste e Norte - duas das mais prejudicadas por buracos nas ruas.

O trabalho começou anteontem, na confluência das ruas 4 e 15 do bairro Alfredo Nascimento e comunidade Fazendinha, no bairro Cidade de Deus, ambos na Zona Norte.

A partir do próximo dia 15, segundo afirmou o prefeito Artur Neto, as frentes de trabalho passarão a focar de forma emergencial nas as ruas dos bairros onde foi detectado maior fluxo de veículos.

Números

Inicialmente, a prefeitura anunciou que eram 15 avenidas, em cinco lotes, num total de 62 quilômetros. Mas esse número mudou e agora serão 14 vias em aproximadamente 60 quilômetros nos mesmos cinco lotes.

A via excluída do pacote inicial foi a avenida do Turismo, na Zona Oeste. A justificativa dada para que ela não viesse a receber recapeamento completo foi o de que estava em boas condições de trafegabilidade.

Do novo total de vias, pelo menos, ao menos 50 quilômetros de vias já foram devidamente recapeados. Nos 10 dez quilômetros que ainda restam para receber esse serviço da prefeitura está incluída a avenida Autaz Mirim, na Zona Leste, que integra o lote 5.

Prazo

O novo prazo estabelecido pela prefeitura prevê que as vias serão entregues em aproximadamente 45 dias. Conforme informações da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), apesar da mudança de data, o cronograma está dentro do previsto levando em consideração ações técnicas e condições climatológicas da capital.

No dia 20 de novembro, quando as obras estavam 70% concluídas, o prefeito Artur Neto garantiu a entrega no último dia de 2013. “Podermos afirmar tranquilamente que até o fim do ano entregaremos todos os principais corredores viários da cidade totalmente recapeados”, disse na ocasião.

De acordo com a Seminf, as avenidas do lote 2 (Constantino Nery, Max Teixeira, Noel Nutels e Torquato Tapajós) receberão mais uma camada de recapeamento asfáltico porque serão corredores exclusivos do sistema de transporte público Bus Rapid Transit, o BRS. Elas estão sendo recapeadas com asfalto chamado Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ).

Prioridade

Há três semanas, Artur disse que o quadrilátero foi priorizado porque concentrará o maior fluxo de turistas que injetarão dinheiro na economia local. Dinheiro que segundo ele explicou, será usado para asfaltar as Zonas Norte e Leste.

“A opção de concentrar no quadrilátero da Copa é simples e clara: arranjar dinheiro do turismo para fazer obras na periferia de Manaus. Se essa lógica não é aceita por pessoas de bom senso, então, ou faltou bom senso na minha decisão, e nesse caso me curvaria, ou faltou bom senso ou boa fé a quem não compreende isso”, disse o prefeito na ocasião.

Saiba mais

De acordo com a Seminf, a rua Soldado Brito, no Campos Sales, deve ser recuperada nos próximo dias. A secretaria informou que a demanda foi encaminhada a Subsecretaria de Serviços Básicos que destacará a equipe que trabalhará no local. Artur aproveitou o primeiro dia útil do ano para fiscalizar as obras de recapeamento asfáltico. Ele acompanhou o serviço em várias acvenidas, entre elas a Coronel Teixeira, na Ponta Negra, Zona Oeste, a Constantino Nery, Zona Centro-Sul e a Autaz Mirim, na Zona Leste.

Pontos

São 14 avenidas que integram o Quadrilátero da Copa divididas em cinco lotes.

Lote 1 - compreende a Djalma Batista, a Pedro Teixeira, a Lóris Cordovil e a avenida Dom Pedro.

No Lote 2 estão: Constantino Nery, Torquato Tapajós, Max Teixeira, Noel Nutels. Lote 3 contempla a Coronel TeixeiraNo Lote 4 figuram a Avenida Brasil e o Boulevar Álvaro Maia. Lote 5 -Autaz Mirim, Mário Ypiranga Monteiro (Recife) Umberto Calderaro Filho (Paraíba).