Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Prefeitura realiza manejo da arborização na Eduardo Ribeiro e anuncia plantio de novas mudas

No próximo sábado (8), quando será realizada a segunda etapa do manejo, as ações serão concentradas no lado direito do trecho

O trabalho está inserido nas ações de revitalização do Centro, intensificadas desde a última semana

O trabalho está inserido nas ações de revitalização do Centro, intensificadas desde a última semana (Semcom/Arlesson Sicsu)

A Prefeitura de Manaus cumpriu, neste sábado (1°), na avenida Eduardo Ribeiro, a primeira etapa do manejo da arborização urbana no trecho que vai da esquina da via com a Sete de Setembro até a Praça do Congresso. Os trabalhos foram realizados do lado esquerdo da avenida. No próximo sábado, quando será realizada a segunda etapa do manejo, as ações serão concentradas no lado direito do trecho.

 O trabalho está inserido nas ações de revitalização do Centro, intensificadas desde a última semana, a partir da realocação dos camelôs da área para os três camelódromos provisórios. O manejo da arborização também foi feito na quinta-feira, 27, no trecho da Eduardo Ribeiro compreendido a partir da esquina com a avenida Sete de Setembro até o Relógio Municipal.

Neste sábado, no novo trecho, equipes das secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), Infraestrutura (Seminf), do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e Amazonas Energia trabalharam na realização de podas de levantamento de copa, retirada de erva-de-passarinho e supressão de três árvores de grande porte - uma morta e duas com inclinação acentuada e risco iminente de queda, todas do lado esquerdo da via.


A secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, ressaltou que a revitalização da arborização é uma etapa fundamental para a mudança do paisagismo urbano do Centro. "A população vem aprovando o trabalho da Prefeitura e não poderíamos intensificar o trabalho de manejo da arborização sem a realocação dos camelôs. Estamos diariamente nas ruas acelerando o Projeto Viva Centro de recuperação das principais vias do centro histórico", afirmou.

Outro importante passo a ser cumprido será a implantação da arborização nas falhas existentes dos passeios públicos da avenida. Na próxima quinta-feira, 6, equipes das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf) e Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) estarão na Eduardo Ribeiro recompondo a arborização, preparando o passeio público com área permeável para receber o plantio de novas mudas. A estimativa é de que pelo menos 40 mudas sejam plantadas.

Na ação deste sábado, a equipe de Educação Ambiental da Semmas se integrou ao trabalho, com a missão de sensibilizar lojistas e pedestres sobre a importância da arborização do ponto de vista social, financeiro e ambiental, bem como pedindo o apoio na conservação das árvores e mudas na frente dos estabelecimentos. 

Três árvores tiveram que ser removidas durante a ação por se encontrarem em estado crítico de conservação. No lugar delas, foram repostas três mudas de oitizeiros, mas com a preocupação em preservar os pisos históricos do passeio público. "O tratamento das árvores é fundamental para a sua conservação. Retiramos galhos secos e com doenças, o que evita a disseminação de pragas em outros indivíduos", explica o diretor de Arborização da Semmas, Heitor Liberato.

Apenas um lado da via foi interditado para a realização dos serviços. No próximo sábado, 8, o manejo será feito no lado direito da avenida, com 29 árvores. Equipes da Secretaria Municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento (Sempab) também atuaram no Centro.

*Com informações da Semcom