Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Profissionais do 'Mais Médicos' concluem treinamento e seguem para os municípios de atuação

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, nesta quinta-feira (5) os médicos começam a seguir para os 30 municípios do interior do Estado e os dois Distritos de Saúde Especial Indígena (DSEIs) em que irão atuar, reforçando o atendimento na Atenção Básica

Médicos do programa finalizaram treinamento

Médicos do programa finalizaram treinamento (Divulgação/Assessoria)

Os profissionais do Programa Mais Médicos que chegaram a Manaus no último final de semana encerraram, nesta quarta-feira (4), a participação no curso de nivelamento promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam), com ênfase nas doenças típicas da região amazônica.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, nesta quinta-feira (5) os médicos começam a seguir para os 30 municípios do interior do Estado e os dois Distritos de Saúde Especial Indígena (DSEIs) em que irão atuar, reforçando o atendimento na Atenção Básica. 

Nos municípios, os médicos terão alguns dias para se instalar, conhecer a área de atuação e suas equipes de trabalho, enquanto aguardam a chegada do registro provisório emitido pelo Ministério da Saúde, para iniciar o atendimento à população. "Os registros chegam em poucos dias", destacou Keyla Amorim, coordenadora estadual do programa.

O curso oferecido aos médicos pelo Governo do Estado foi ministrado na Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT/HVD), por técnicos da própria instituição, da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e de outras unidades da Susam.

Além do conteúdo que aborda os indicadores e protocolos de atendimento das doenças endêmicas da região, o curso também oferece informações sobre o funcionamento do SUS no Estado, a estrutura de média e alta complexidade da rede de saúde e os programas que dão suporte ao atendimento, como é o caso da Telemedicina.

Com a vinda deste último grupo, chega a 283 o número de médicos do programa do Governo Federal atuando no Amazonas. A previsão é que até abril de 2014, o estado do Amazonas receba um total de 600 médicos, resultado desta parceria entre o Ministério da Saúde, a Susam e as prefeituras do Estado. 

*Com informações de assessoria de comunicação da Susam