Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Redenção e União da Vitória recebem Unidades Móveis de Saúde da Mulher

Os moradores que necessitarem de atendimento precisam apresentar o encaminhamento da Unidade Básica de Saúde para a realização dos exames de ultrassografias e mamografia

Em um ano de funcionamento as Carretas da Mulher já realizaram mais de 50 mil exames

Em um ano de funcionamento as Carretas da Mulher já realizaram mais de 50 mil exames (Antonio Menezes - 10.08.2011)

União da Vitória e Redenção estão recebendo Unidades Móveis de Saúde da Mulher. Os serviços estão disponíveis nas duas áreas de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, e de 8h às 12h, aos sábados. As unidades somente sairão do local na Semana do Dia da Mulher para  programações especiais.

Os moradores que necessitarem de atendimento precisam apresentar o encaminhamento da Unidade Básica de Saúde para a realização dos exames de ultrassografias e mamografia. Para a mamografia, mulheres acima de 50 anos não precisam de encaminhamento. O atendimento odontológico tem 60 vagas por dia, basta o morador levar  documentos como carteira de identidade e CPF.

Segundo o coordenador das Unidades Móveis, William Terra, as Unidades Móveis de Saúde da Mulher oferecem oito tipos de exames de ultrassonografia (abdominal total, abdominal superior, transvaginal, pélvica, obstétrica, vias urinárias, tireoide e de mama), além da mamografia.

 “Cada Unidade Móvel de Saúde da Mulher realiza 50 ultrassonografias e 40 exames de mamografia. Para a mamografia,  mulheres com até 39 anos precisam levar o encaminhamento da Unidade Básica de Saúde, que é feito também pelo Sistema de Regulação (Sisreg). Quem tem entre 40 e 49 anos pode levar o encaminhamento do médico ou do próprio enfermeiro. E quem tem mais de 50 anos, basta levar a carteira de identidade e o CPF em uma das nossas unidades que realiza a mamografia. Para a ultrassom, precisa de encaminhamento em qualquer idade”, explicou.

 Na Redenção, a Unidade Móvel de Saúde da Mulher fica até o dia 22 de março, exceto na Semana do Dia da Mulher, de 6 a 9 de março, e está estacionada na Rua Olinda, esquina como Rua Carauari, ao lado da UBS Redenção. Na União da Vitória, a unidade está na Avenida Ayrton Senna, em frente a Escola Municipal João Medeiros da Silva e fica até o dia 28 de fevereiro.

Na Cidade Nova, os serviços estão disponíveis na Rua 193,  Núcleo 15, ao lado do chapéu de zinco da comunidade, com Unidades Móveis do Programa Saúde Manaus Itinerante - da Saúde da Mulher e Odontológica. O atendimento no local poderá ser feito até o dia 22 de março.

Na zona Leste, três unidades móveis estão na Rua 2, Comunidade Santa Inês, no Jorge Teixeira, com atendimento odontológico, exames preventivos (papanicolau), posto de coleta de exames de laboratório, posto de vacinação, farmácia, mamografia e ultrassonografia.

O único dia em que as unidades móveis não realizarão atendimento, lembrou William Terra, é no sábado gordo de Carnaval, dia 1º de março. No total, a Semsa possui 11 Unidades Móveis, sendo quatro de Saúde Odontológica, quatro de Saúde da Mulher e três médico-laboratoriais. Em todas elas, médicos, dentistas, enfermeiros e outros profissionais levam saúde às comunidades distantes.

Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde -  Semsa: (92) 3236-8315, 8842-8370

*Com informações da SEMCOM.