Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Testes para detecção de DST’s serão realizados gratuitamente em Manaus

Fundação de Medicina Tropical vai realizar exames gratuitos na Unidade Itinerante, no Dom Pedro

Fundação de Medicina Tropical, onde o consultar Bodo Wanke, que pesquisará sobre micoses associadas ao tratamento de tuberculose, atua.

Fundação de Medicina Tropical disponibiliza exames grátis (Divulgação )

A Fundação de Medicina Tropical (FMT) realiza, desde ontem  até o dia 11 deste mês, mais uma ação com foco na realização gratuita de exames para a detecção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e AIDS, que tem como público-alvo principalmente turistas brasileiros e estrangeiros em visita a Manaus.

A diretora presidente da FMT, Graça Alecrim, explica que os testes estão sendo feitos na Unidade Itinerante de Testagem Rápida, que está funcionando nas dependências da instituição, localizada na avenida Pedro Teixeira, Dom Pedro, Zona Centro-Oeste.

A ação faz parte da campanha Proteja o Gol, alusiva à Copa do Mundo da Fifa, lançada pelo Ministério da Saúde (MS), nas 12 cidades-sede do evento esportivo. Segundo a coordenadora estadual de DST-AIDS e hepatites virais, Silvana de Lima e Silva, embora a campanha esteja sendo coordenada pelas secretarias municipais de cada cidade envolvida, esta ação, especificamente, está sob o gerenciamento da Coordenação Estadual de DST-AIDS e Hepatites Virais, vinculada à FMT. Ela ressaltou que serão oferecidos, durante a atividade, 50 testes diários à população, sempre entre 8h e 12h, para a detecção de AIDS, sífilis e das hepatites B e C.

Testes

A atividade é considerada complementar, uma vez que a FMT, a partir do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), já realiza estes tipos de exames diariamente, entre 8h e 16h. De acordo com ela, a ação está voltada, principalmente, aos turistas ou a quem, eventualmente, tenha tido contato sexual, nas últimas semanas, sem proteção, ou que queira conhecer seu status sorológico. “Ou mesmo para aqueles que queiram apenas fazer um teste mais rápido que o habitual na falta de tempo e correria do dia-a-dia”, destacou.