Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Veterinários promovem campanha contra o tráfico de animais durante a 40° Expoagro

A campanha foi lançada nacionalmente em Brasília no fim de setembro e terá duração de um ano e atividades em todos os Estados brasileiros

Veterinários promovem campanha contra o tráfico de animais durante a 40° Expoagro

Veterinários promovem campanha contra o tráfico de animais durante a 40° Expoagro (Divulgação)

A 40ª Expoagro, que inicia na próxima sexta-feira (06) será o palco do lançamento da Campanha Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens, promovida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) com o apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amazonas (CRMV/AM). A campanha foi lançada nacionalmente em Brasília no fim de setembro e terá duração de um ano e atividades em todos os Estados brasileiros.

No Amazonas, o momento escolhido para fazer o lançamento da campanha é a realização da maior feira agropecuária do Estado, a Expoagro. Durante os 10 dias de realização do evento, Veterinários, Zootecnistas e voluntários farão distribuição de material educativo sobre a importância de combater o tráfico de animais selvagens, realizarão palestras, orientações e atividades para as crianças.

Segundo o médico veterinário Paulo Alex Carneiro, Presidente do CRMV/AM, a conscientização da população é o melhor caminho para acabar com o tráfico de animais da fauna silvestre brasileira. “Queremos conscientizar as pessoas para o enorme mal que o tráfico de animais selvagens causa à nossa biodiversidade. Por ano milhares de animais são capturados por traficantes e a maioria morre antes de chegar aos compradores, isso está acabando com várias espécies que não nasceram para viver em cativeiro e sim livres na natureza”, destacou.

Sobre a Campanha

O tráfico de animais selvagens é a terceira maior atividade clandestina no mundo, ficando atrás apenas do tráfico de drogas e armas. O Brasil é um dos principais alvos dos traficantes por conta de sua imensa biodiversidade, mais de 10% dos 1.400.000 seres vivos catalogados no planeta estão em solo brasileiro. O dado alarmante é que de cada dez animais traficados, nove morrem antes de chegar ao seu destino final.

Além disso, muitas pessoas criam animais selvagens em casa como se fossem domésticos e não compreendem o mal que fazem. Se os animais forem comprados de forma ilegal, as pessoas que os criam são também consideradas traficantes e devem arcar com as consequências penais se descobertas. Por isso, é preciso alertar a sociedade para a gravidade do problema.

Com esse cenário, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) que tem como missão promover o bem-estar da sociedade considera de fundamental importância capitanear um dia de conscientização contra o tráfico de animais selvagens, em todas as capitais do país. E esta será apenas uma das ações da Campanha Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens planejadas por esta Entidade.

Confira aqui o vídeo da campanha

*Com informações de assessoria