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Governo do Amazonas lança projeto ' Perdidos e Achados'

O sistema ajudará na busca de documentos perdidos. E um dos seus objetivos é minimizar os gastos do Estado com a emissão de segunda via de documentos

Em média, o Estado emite oito mil carteiras de identidade por mês, somente 1ª via, e três mil em segunda via

Em média, o Estado emite oito mil carteiras de identidade por mês, somente 1ª via, e três mil em segunda via (Luiz Vasconcelos)

Para ajudar a população a encontrar documentos perdidos o governo do Estado do Amazonas lançou nesta sexta-feira (17) o Projeto Documentos Perdidos e Achados.

Um dos objetivos é minimização dos gastos do Estado com a emissão de segunda via de documentos. A solenidade acontecerá na manhã desta sexta no Fórum Henoch da Silva Reis, localizado na avenida Paraíba, bairro São Francisco, zona Centro-Sul de Manaus.

O sistema será implantado por meio da Ouvidoria Geral, com parceria da Corregedoria de Justiça do Amazonas, Defensoria Pública, Secretarias de Estado de Assistência Social (Seas), e de Segurança (Instituto de Identificação) e empresa de Processamento de Dados do Amazonas S/A (Prodam).

Em média, o Estado emite oito mil carteiras de identidade por mês, somente 1ª via, e três mil em segunda via.

Como funcionará

O cidadão que encontrar um documento (RG, CPF, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento, CNH, entre outros), poderá entregá-lo em qualquer uma das unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), na Defensoria Pública (em dois endereços: avenida Tarumã, 843,  Praça 14, zona sul, e rua 02, casa 7, Adrianópolis, zona centro-sul) ou na sede da Seas (avenida Darcy Vargas, 77, Chapada, zona centro-sul), sem precisar se identificar.

Quando o documento for entregue, um técnico do Governo do Estado fará um cadastro do documento que será disponibilizado no site da Ouvidoria Geral (www.ouvidoria.am.gov.br) para consulta, pelo período de 60 dias. A busca deverá ser feita pelo nome do titular do documento. A consulta também poderá ser feita por meio do Disk Cidadão, no número de telefone 0800 286 2300. Caso não seja resgatado no período de 60 dias, o documento será devolvido ao órgão expedidor.

Resgate do documento

Ao localizar o documento pelo site ou pelo Disk Cidadão, o titular deverá comparecer a uma das três unidades informadas ou identificadas no site, onde preencherá um formulário e fará a retirada.

Os endereços das unidades dos PACs onde o documento achado poderá ser entregue para posterior resgate são: PAC São José – Alameda Cosme Ferreira – Shopping Uai São José (zona leste); PAC Cidade Nova – avenida Noel Nutels, 1350, Cidade Nova; PAC Compensa – avenida Brasil, 1325, bairro Compensa, zona oeste; PAC Porto, rua Marquês de Santa Cruz, s /nº, Armazém 10 do Porto de Manaus, centro; PAC Alvorada -  rua Desembargador João Machado, 4922, bairro Planalto, zona centro-oeste; PAC Educandos, avenida Beira Mar, s /nº, bairro Educandos.