Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Dentistas atendem em casa, o serviço já está disponível em Manaus

Tratamento odontológico “delivery” foi pensado para pessoas que têm dificuldade de locomoção definitiva ou temporária

Após o agendamento por telefone ou pela internet, equipe monta um verdadeiro consultório na residência, com esterilização de material, que chega lacrado

Após o agendamento por telefone ou pela internet, equipe monta um verdadeiro consultório na residência, com esterilização de material, que chega lacrado (Luiz Vasconcelos)

A saúde começa pela boca. A frase dita muitas vezes por médicos e dentistas nem sempre é compreendida pela população que busca apenas um sorriso bonito. Segundo a dentista Denise Machado, aproximadamente 25% das mortes dentro das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) são por pneumonia adquirida no hospital, por causa da falta de higiene adequada da boca.

De acordo com a dentista já existe normatizações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e um projeto de lei sendo discutido no Congreso Nacional para exigir a obrigatoriedade de um profissional de odontologia nas unidades de terapia intensiva. “Já atendemos casos em que após uma intervenção odontológica, uma paciente que estava em coma apresentou melhoras e saiu UTI”, disse a dentista.

Para Denise Machado além dos pacientes da UTI, o controle de outras doenças, como por exempo o diabetes, pode ser melhor caso haja um acompanhamento de um profissional da odontologia.

Pensando nisso e com o objetivo de garantir atendimento odontológico a pessoas que não podem ir ao consultório por ter alguma deficiência ou dificuldade de locomoção temporária,  um novo serviço está sendo oferecido em Manaus: o “Dentista em Casa”.

Segundo Denise Machado, a ideia de oferecer a possiblidade de atendimento em casa surgiu a partir da necessidade da própria mãe, que por ser cadeirante, enfrentava uma verdadeira peregrinação a cada seis meses quando precisava ir ao dentista. “Ela tinha dificuldade para entrar no carro, para ser colocada na cadeira do consultório, então além do estresse do atendimento, tinha o problema físico”, explicou.

Atendimento

O atendimento pode ser feito em casa, hospitais, hotéis, no trabalho ou em qualquer espaço com uma luz adequada.

Consulta

As consultas podem ser  agendadas pelos números (92) 9512-1114 e 8217-3117 ou  no site www.dentistaemcasaam.com.br.

 Visita

Depois do agendamento, o paciente recebe a visita de uma equipe formada por um dentista e um técnico de saúde bucal, além de uma pessoa responsável pela montagem dos equipamentos.

Atendimento segue normas rigorosas

A partir dessa ideia e de perceber que existia um grande número de pessoas que buscavam por esse serviço, Denise passou a procurar equipamentos que se adequassem a essa realidade. O equipamento portátil usado pela equipe do Dentista em Casa leva para a casa do paciente um consultório capaz de atender a todas as necessidades.

Segundo Denise Machado, vários equipamentos foram testados até eles encontrarem um, com tecnologia Alemã, montado no Rio de Janeiro, que garante a praticidade necessária para o serviço, que começou a ser oferecido em outubro.

A dentista explica que, depois que o trabalho foi iniciado, outros públicos surgiram, como, por exemplo, os pacientes que estão na UTI.

Mesmo sendo atendidos em casa, os pacientes não precisam se preocupar em relação à biosegurança do material usado, pois a equipe possui uma central de esterilização e, todo equipamento utilizado no atendimento, passa por rigorosos cuidados.

A preparação para o atendimento já começa antes mesmo de a equipe sair para a rua, com a separação do material que será utilizado no atendimento de cada paciente. Os instrumentais são lacrados e abertos somente no momento do atendimento. O serviço tem o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).