Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Primeiro dia de funcionamento do semáforo instalado na avenida Djalma Batista é tranquilo

No final da manhã quando a movimentação de pedestres e veículos era intensa, agentes de trânsito orientavam pedestres e motoristas que se adaptavam à nova sinalização

Primeiro dia de funcionamento do semáforo instalado na avenida Djalma Batista, em frente o shopping Manaus Plaza

Primeiro dia de funcionamento do semáforo instalado na avenida Djalma Batista, em frente o shopping Manaus Plaza (Luiz Vasconcelos)

O primeiro dia de funcionamento do semáforo instalado na avenida Djalma Batista, em frente o shopping Manaus Plaza, na Zona Centro Sul,  foi considerado bastante tranquilo pelo diretor-presidente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans), Paulo Henrique Martins. Durante o final da manhã de quinta-feira (13), quando a movimentação de pedestres e veículos era intensa, agentes de trânsito orientavam pedestres e motoristas que se adaptavam à nova sinalização. 

Segundo Paulo Henrique Martins, antes do semáforo, num intervalo de dois minutos, o trânsito no local parava cerca de quatro vezes para a passagem de pedestres. Ainda de acordo com ele, no primeiro dia de utilização do semáforo, foi possível perceber que, no mesmo intervalo de dois minutos, o fluxo de veículos foi interrompido apenas uma única vez.

“Com isso é possível perceber que tem muito mais fluxo de veículos do que antes e muito mais segurança para os pedestres”, acrescentou.

Apesar da avaliação positiva do presidente, os motoristas continuam desconfiando da eficácia da nova sinalização. De acordo com o motorista Evandro Nogueira Peixoto, 49, que todos os dias passa pela avenida para buscar a filha que estuda em uma escola na Djalma Batista, o semáforo ajuda os pedestres, mas com certeza  vai gerar engarrafamento, pois os carros vão precisar parar toda vez que o sinal for ativado.

“Se uma pessoa for passar vai ativar e se, depois de minutos, outra pessoa quiser atravessar o sinal, vai ser ativado de novo, causando engarrafamento”, disse o motorista.

Se para os motoristas a iniciativa não está sendo vista com bons olhos, os pedestres comemoram a faixa e o sinal. A estudante Sophia Lima da Silva, 25, diz que era muito complicado atravessar no local porque os motoristas não paravam, mas com o semáforo a tendência é melhorar. “A passarela é muito longe da parada de ônibus, não dá pra ir atravessar lá e voltar pro ponto de ônibus”, disse a estudante.

De acordo com o professor da faculdade Fametro, Gilson Vasques, no último mês aconteceram seis acidentes somente no trecho próximo à faculdade, portanto a colocação do semáforo é muito importante.  

Definitiva

De acordo com o presidente do Manaustrans, a solução definitiva para o local é a passarela ou a passagem subterrânea para pedestres, mas o Manaustras passou 2013 discutindo junto com o Ministério Público de quem é a responsabilidade da construção e, por enquanto, não obteve resultado.