Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Em Manaus, seis postos são roubados e três quadrilhas foram desarticuladas em menos de 24h

No total, cinco pessoas foram presas e três adolescentes apreendidos após promoverem arrastões em postos de combustíveis pela capital amazonense. Houve troca de tiros e colisão após perseguição

Seis postos de gasolina são assaltados em Manaus

Seis postos de gasolina são assaltados em Manaus (Divulgação )

Cinco pessoas foram presas e três menores apreendidos após realizarem assaltos em seis postos de combustível das Zona Norte, Centro-Sul e Oeste de Manaus, durante a noite desta quarta (2) e madrugada desta quinta-feira (3), além de uma lanchonete. Os assaltantes estavam divididos em três quadrilhas distintas e chegaram a roubas itens como whiskey e até mesmo a arma de fogo de um policial militar à paisana. Uma das quadrilhas trocou tiros com a polícia e, depois, colidiu o veículo que havia roubado de um dos clientes.

O primeiro caso foi registrado por policiais militares da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), onde o taxista Janderson Lopes dos Santos, 27, e Ereilson Magalhães Guimarães, 21, foram presos e dois adolescentes de 17 anos apreendidos após assaltarem o Posto Ipiranga do bairro Novo Aleixo, além dos postos Shell e Atem da avenida Cosme Ferreira, todos na Zona Leste. Eles ainda chegaram a abordar clientes e funcionários do Lanche Altas Horas, localizado na mesma via pública, antes de serem interceptados.

De acordo com o tenente Nilzomar, eles estavam em um patrulhamento de rotina pela rua João Câmara, no Novo Aleixo, quando receberam a informação de que o posto Ipiranga acabara de ser assaltado pelo bando. A quadrilha, com uma arma de fogo, rendeu os frentistas, clientes e o funcionário da conveniência antes de fugirem em um táxi, modelo Fiat Siena, de placas JXW-5488.

“Passamos as informações do veículo via rádio. Inclusive, o carro tinha um adesivo no vidro traseiro de uma escola de idiomas, fato que ajudou na identificação dos criminosos. A guarnição do sargento M. Castro conseguiu encontrar a quadrilha na alameda Cosme Ferreira”, declarou o tenente.

Os suspeitos ainda tentaram fugir quando perceberam a ação dos policiais, mas eles foram parados após os policiais militares atirarem no pneu do veículo na alça superior do Complexo Viário Gilberto Mestrinho (Bola do Coroado). Com eles foram apreendidos uma quantia em dinheiro, objeto pessoais das vítimas, uma garrafa de whiskey importado, celulares, relógios, três facas e uma arma de plástico (simulacro).

Após a detenção, a polícia foi informada que o bando já havia cometido outros três assaltos a estabelecimentos comerciais, sendo um no posto Atem, outro no posto Shell e por último na lanchonete. De acordo com o funcionário da conveniência do posto Ipiranga, a quadrilha já havia assaltado o local na semana passada e utilizaram o mesmo veículo, que era alugado para o taxista.

Todos foram levados para o 9º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde foram autuados por roubo majorado, corrupção de menores e formação de quadrilha. Os adolescentes foram encaminhados para a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai).

Em depoimento, o taxista disse que era vítima e que havia sido abordado pelos assaltantes. A polícia não acredita na versão de Janderson, que chegou a afirmar que consumiu entorpecentes com os suspeitos antes de cometerem os atos.

Um dos adolescentes é apontado como o líder da quadrilha e já foi apreendido em outras ocasiões, afirmam as autoridades.

Assalta, troca de tiros e perseguição

Já na rua Maceió, bairro Nossa Senhora das Graças, na Zona Centro-Sul de Manaus, três homens armados e ainda não identificados chegaram a pé no posto Ipiranga, situado na via, e roubaram a renda do estabelecimento comercial que estava com o frentista José Diogo, de 23 anos, durante a noite. Na saída, o trio abordou o aposentado José Moreira dos Santos, de 61 anos, e levaram o veículo Chevrolet S-10, de cor prata e placas NOR-0035, de sua propriedade e fugiram do local.


Policiais militares da 22ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) foram acionados e conseguiram achar os suspeitos nas proximidades do bairro Adrianópolis, na mesma regiãio. Houve perseguição e troca de tiros entre os PMs e os assaltantes: na rua Polivalente, bairro Japiim, um dos suspeitos foi baleado e colidiu o veículo em uma árvore, pondo fim à perseguição.

Dois dos suspeitos conseguiram fugir a pé e ainda estão foragidos. O assaltante ferido, que não teve o nome revelado pela polícia, foi encaminhado para o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. João Lúcio, na Zona Leste, e deve ser encaminhado a um DIP após receber alta médica.

Terceira quadrilha presa

Já na madrugada desta quinta-feira (3), por volta de meia-noite, três homens em um veículo Corsa Wind, de cor prata e placas JWP-8706, assaltaram o posto Atem localizado na avenida do Turismo, no bairro Tarumã, Zona Oeste da capital. Após saírem do local, um policial militar à aisana foi abordado no posto Equador, na avenida Torquato Tapajós, pelo grupo.

A arma de fogo do policial foi roubada e os suspeitos chegaram a atirar contra os pés do policial. O militar se jogou no chão e não ficou ferido. O frentista deste posto também foi rendido e entregou a renda do dia do estabelecimento, avaliada em R$ 300 em espécie.

Policiais da Força Tática foram acionados e conseguiram prendê-los na rua 7 de Maio do bairro Santa Etelvina, Zona Norte, algumas horas após o crime. Com eles foram apreendidos o dinheiro, duas armas de fogo, sete celulares e quatro porções de maconha.

Alan Silva Almeida, 18; Jeferson Silva Nascimento, 19; e um adolescente de 15 anos foram levados para o 15º DIP, onde foram autuados em flagrante por roubo majorado e tentativa de homicídio.

*Colaborou a repórter Jaíze Alencar