Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Manaustrans adia ‘temporada’ de multas para infratores da faixa azul da Constantino Nery

A aplicação de multas, aos motoristas que desrespeitam o corredor exclusivo do BRS, pelo Manaustrans, iniciaria nesta quinta (20), mas foi adiada sem novo prazo

Antes de começar a multar os infratores, Manaustrans decidiu realizar uma campanha de orientação aos motoristas

Antes de começar a multar os infratores, Manaustrans decidiu realizar uma campanha de orientação aos motoristas (Euzivaldo Queiroz)

Sem punição, o desrespeito de motoristas de caminhões e outros veículos de grande porte ao corredor exclusivo do Bus Rapid System (BRS) na avenida Constantino Nery, Zona Centro-Sul, vai continuar. A aplicação de multas pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) iniciaria ontem, mas foi adiada sem um novo prazo para começar.

Com esses veículos, além dos carros de passeio, invadindo os corredores destinados para um “sistema rápido de ônibus”, o BRS ainda causa muita insatisfação aos usuários.

“Eles vão continuar desrespeitando porque não estão sendo multados. Não é apenas a questão de respeitar a faixa exclusiva, mas de respeitar o usuário do transporte público. Nós também pagamos nossos impostos e temos direito a um sistema eficiente. Estamos apenas usando as plataformas reformadas e não o sistema BRS”, reclama o universitário Caio Monteiro, 24.

O Manaustrans anunciou na quarta-feira que começaria a multar ontem para evitar a circulação de caminhões e outros veículos de grande porte na faixa exclusiva dos ônibus artirculados e biarticulados que operam no BRS.

Porém, a assessoria do órgão informou ontem que a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) recomendou que fosse intensificada a orientação aos motoristas sobre o uso da faixa exclusiva do BRS antes do início das notificações. Detalhe é que o corredor exclusivo do BRS na avenida Constantino Nery começou a funcionar há mais de um mês.

A orientação aos motoristas será intensificada por meio dos agentes de trânsito e material publicitário. O auxiliar de produção Emerson Moraes, 32, também reprova a suspensão do início das notificações.

“Acho que deram tempo suficiente para os motoristas. Há placas de sinalização indicando que a faixa da esquerda é só para ônibus. A obrigação dos motoristas é respeitar a sinalização. Já pensou ter que fazer propaganda para cada sinalização?”, criticou Moraes.

Agentes do Manaustrans começariam a intensificar na manhã de ontem a orientação aos motoristas, mas até a chuva adiou o início da ação. A assessoria do órgão informou que os agentes de trânsito haviam sido deslocados para pontos de congestionamento na cidade provocados pela chuva.