Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Meninas fora da escola receberão imunização contra HPV

Serão disponibilizadas 10 unidades para meninas, na faixa etária entre 11 e 13 anos, que ficaram sem tomar a vacina durante a Campanha de Vacinação

O Amazonas foi o primeiro estado brasileiro a disponibilizar, na rede pública de saúde, a vacina contra o HPV

Vacinação nas escolas tem como público alvo meninas entre 11 e 13 anos (ACRITICA/AC)

Um total de 8.343 mil meninas, na faixa etária entre 11 e 13 anos, não freqüentam e nem foram matriculadas em escolas públicas ou particulares do Amazonas, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse grupo deve ficar de fora da Campanha de Vacinação contra o HPV. Somente na capital são 2.530 garotas.

No dia 31 de março termina a vacinação contra o HPV nas escolas públicas e particulares. Depois desta data, as meninas que não tomaram a vacina terão apenas uma semana para procurar as unidades de saúde disponíveis na capital e no interior. A campanha tem o objetivo de prevenir o câncer do colo do útero.

Para atender esta demanda, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai disponbilizar, a partir do dia 1º de abril, dez unidades de saúde espalhadas na capital com horário ampliado. As meninas que não tomaram a primeira nem a terceira dose da vacina contra o HPV poderão ser atendidas nestes locais de 7h às 21h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados das 7h às 13h.

Cada município no interior do Estado foi orientado a disponibilizar uma unidade de saúde para a campanha. Para possibilitar a vacinação de meninas moradoras de comunidades distantes e de difícil acesso, a vacinação começa no dia 1º de abril no interior, sem data definida para o término.

A terceira e última etapa da campanha de vacinação contra o HPV, lançada no ano passado, teve inicio na segunda-feira em todo o Amazonas. A expectativa é a de que 103.256 meninas recebam a terceira dose da imunização, completando o ciclo vacinal até o dia 31 de março.

Para receber a terceira dose da vacina, as meninas precisam apenas apresentar o cartão de vacinação em que foram registradas as doses anteriores. As estudantes que receberão a primeira dose não necessitam apresentar autorização dos pais. Conforme nota técnica do Ministério da Saúde, os pais que não autorizarem a vacinação de suas filhas terão de assinar um termo de recusa.

Imunização

A Campanha Municipal de Vacinação contra o HPV para o Combate ao Câncer de Colo de Útero teve início no mês de setembro de 2013, quando foi iniciada a aplicação da primeira das três doses necessárias. A primeira dose alcançou 49.912 meninas. A segunda dose, aplicada em novembro do ano passado, atingiu 46.331 meninas. HPV é a sigla em inglês para Papilomavírus Humano.