Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Sistema BRS instalado na Constantino Nery ainda causa problemas no trânsito de Manaus

Motoristas e usuários de transporte coletivo, que trafegam pela região, continuam confusos e cheios de dúvidas referentes ao sistema Bus Rapid System (BRS)

Articulados rodando fora da faixa azul do BRS causa estranheza aos motoristas, mas duas linhas podem fazer isso

Articulados rodando fora da faixa azul do BRS causa estranheza aos motoristas, mas duas linhas podem fazer isso (Erica Melo)

O sistema Bus Rapid System (BRS) instalado na avenida Constantino Nery, há 45 dias continua apresentando uma série de dúvidas e problemas que incomodam usuários e motoristas que precisam utilizar a avenida. Segundo o motorista, Arnaldo Pereira da Silva, 45, algumas linhas fazem verdadeiros zigues zagues na avenida e acabam prejudicando os motoristas de veículos pequenos.

De acordo com Arnaldo Pereira, é comum encontrar ônibus que deveriam trafegar somente pela faixa da direita indo para a pista do BRS só para fugir do engarrafamento. Para o motorista o grande problema dessa manobra é que ela pode causar acidente, pois o motorista do ônibus precisa pegar passageiro do lado direito e faz uma manobra arriscada para conseguir isso.

Outro problema são os ônibus articulados que fazem a manobra inversa e saem da pista do lado esquerdo para o direita. Segundo a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) apenas as linhas 652 e 540 podem fazer essa inversão, pois seguem pela avenida Darcy Vargas para a Zona Leste. No entanto, outras linhas também fazem a manobra.

Segundo a SMTU os motoristas das linhas que devem circular pela faixa do BRS sabem que não devem utilizar a outra pista, mas acabam fazendo isso.

A motorista Rosana Augusta de Lins, 35, diz que enquanto os órgãos de fiscalização não iniciarem uma campanha mais séria de conscientização dos motoristas de ônibus e de outros veículos a desordem vai continuar. “Infelizmente se não começarem a multar a faixa do BRS não vai funcionar e o trânsito na Constantino vai ficar continuar bagunçado”, disse.

De acordo com a SMTU ainda não há uma data estabelecida para o início da aplicação de multas para veículos particulares que trafegarem pela faixa BRS e todas as informações serão divulgadas posteriormente.

Por enquanto quem precisa utilizar a Constantino Nery vai precisar ter paciência com os problemas do local. Para a motorista Rosana Augusta é preciso que as pessoas sejam mais educadas no trânsito, pois somente com isso vai ser possível melhorar a realidade que a cada dia está pior. “Tá cada vez pior dirigir pelas ruas da cidade e para melhorar isso é preciso que cada pessoa seja responsável”, acrescentou a motorista.