Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Vítimas da enchente na zona Sul recebem kits de limpeza

O material é para ajudar os moradores a fazer a limpeza das próprias casas, que foram alagadas.

Defesa Civil entrega Kit de limpeza a moradores atingidos por enchente

Defesa Civil entrega Kit de limpeza a moradores atingidos por enchente (Altemar Alcântara)


A Defesa Civil do Município deu início, nesta quarta-feira (18), a terceira fase do programa SOS Enchente, da Prefeitura de Manaus, para auxiliar as vítimas da cheia. Seiscentos kits de limpeza, compostocada um por balde, vassouras, sabão em pó, detergente, água sanitária e sacos de lixo, foram entregues a moradores do bairro Raiz, na zona Sul da cidade.


De acordo com o subcomandante da Defesa Civil, Ari Renato, as ações estão contempladas no plano emergencial que contou com a verba do Governo Federal no valor de R$ 10 milhões e destinado para a compra de diversos materiais, utilizados no período da cheia e pós-cheia.


“Depois de construirmos pontes e darmos apoio na retirada de famílias das áreas alagadas, damos inicio a mais uma etapa. Com a descida do rio o que encontramos, é muito lixo e os moradores fazendo a limpeza de suas casas”, afirma Ari Renato.


Cinquenta garis da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) foram deslocados para o bairro Raiz para fazer a limpeza do igarapé e a retirada de entulho localizado, principalmente, embaixo das casas. Garrafas plásticas, sacos de lixo, isopor e latas de alumínio foram os materiais encontrados em maior quantidade.

Segundo a moradora Maritza Lima, que há nove anos mora no local, tanto ela quanto as filhas, uma de três e outra de cinco anos, já adoeceram por causa da precariedade em que estavam vivendo nesse período de baixa do rio.


 “Eu e minhas filhas vivemos doentes. As duas estão sempre tendo diarréia e eu sofro com dores de cabeça constante”, afirma a dona de casa.


Técnicos da Defesa Civil aproveitaram para fazer uma avaliação das casas que foram alagadas e verificar se alguma apresenta risco de desabar.

“Nossos técnicos estão em campo e caso seja detectado o risco, entraremos em contato com a Semasdh para avaliar a possibilidade de a família se mudar para casa de parentes ou de ser inserida no (programa da Prefeitura de Manaus) Aluguel Social”, afirma Ari Renato.


A Guarda Municipal também participou da ação dando apoio aos agentes e técnicos, já que o local apresenta registros de atuação de traficantes e marginais. Os próximos bairros a receber as equipes da prefeitura são Educando, São Raimundo e Aparecida.