Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Manaus receberá mais 25 profissionais do “Mais Médicos”

Vinda de profissionais faz parte da terceira chamada do programa “Mais Médicos”, que inclui médicos brasileiros e estrangeiros, que trabalham nas unidades de atenção básica à saúde

Médicos estrangeiros participam do curso com aulas sobre saúde pública brasileira e língua portuguesa

Médicos estrangeiros participam do curso com aulas sobre saúde pública brasileira e língua portuguesa (Elza Fiuza/ABr)

Manaus receberá mais 25 profissionais do programa “Mais Médicos”  do governo federal até o fim deste mês. O novo grupo será formado por médicos estrangeiros ou brasileiros com diplomas emitidos em cursos de Medicina de outros países, além de um novo grupo de médicos cubanos inseridos por meio da cooperação técnica com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

A apresentação desse grupo de 25 profissionais faz parte da terceira chamada do programa “Mais Médicos” e que inclui, também, dez médicos brasileiros que já estão em Manaus e que irão iniciar atendimento a partir de quinta-feira (6). Estes dez médicos são profissionais formados nos cursos de Medicina oferecidos em Manaus.

A secretária municipal de Saúde em exercício, Lubélia Sá Freire, explica que os dez médicos brasileiros que estão iniciando atendimento esta semana integrarão o grupo de 33 profissionais do programa, 14 brasileiros e 19 estrangeiros, que já estão atuando em Manaus. “Os 33 médicos compõem 33 equipes da Estratégia Saúde da Família, atuando nos Distritos de Saúde Norte, Leste, Oeste e Rural. Cada equipe de saúde atende cerca de quatro mil pessoas. Com os dez novos médicos que irão iniciar atendimento esta semana, 40 mil pessoas deverão ser beneficiadas”, destaca Lubélia Freire.

Os dez médicos brasileiros que se apresentaram esta semana estão participando de uma capacitação que teve início nesta terça-feira (4) e será encerrada quarta-feira (5), na Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), sala 5, na Avenida Mário Ypiranga, Parque Dez, para apresentação do modelo de organização da Atenção Primária à Saúde e da estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Capacitação

A capacitação também aborda os temas: Atenção Primária em Saúde no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS); Redes de Atenção em Saúde; Estratégia de Saúde da Família como ordenadora e coordenadora do novo modelo de atenção; Processo e trabalho da Estratégia de Saúde da Família: demanda programada, demanda espontânea, cuidado continuado; Vigilância em Saúde (dados epidemiológicos e sanitários); Planejamento em Saúde e Gestão por Resultados; Ciclos de Vida (Programas); Sistemas de Informação; Apoio Diagnóstico; Assistência Farmacêutica; Gestão do Trabalho; e Humanização.

Uma das participantes da capacitação é a médica Lindete Souza Oliveira, formada na segunda turma de Medicina da Universidade Federal do Amazonas, em 1972, com 41 anos de experiência médica. Ela viu na chamada do “Mais Médicos” uma oportunidade de voltar a atuar em Manaus dep ois de 30 anos trabalhando em Rondônia. “Eu fiz a inscrição no programa porque acho que posso ser útil para a população com a minha experiência, podendo ficar perto da minha família e também como forma de complementar a renda da aposentadoria”, destacou Lindete Oliveira.

*Com informações da assessoria