Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Manaustrans faz mudanças em trânsito da avenida Mário Ypiranga Monteiro

Pesquisa feita pela equipe do Manaustrans indicou necessidade da via ter três faixas no sentido centro/bairro e três no bairro/centro

Trânsito na avenida Mário Ypiranga Monteiro

Trânsito na avenida Mário Ypiranga Monteiro (Bruno Kelly)

Os motoristas que utilizam a avenida Mário Ypiranga Monteiro, no trecho entre o Viaduto Miguel Arraes e a rotatória do Eldorado, no Parque 10 de Novembro, surpreenderam-se ontem com uma mudança de faixas operada durante o feriado de Natal. A pista, que tinha antes quatro faixas no sentido bairro/centro e duas no sentido centro/bairro, agora tem três  faixas de um lado e três do outro.

O motorista de táxi Arnaldo Ranelli Costa, 49, reclamou a falta de sinalização mais evidente, depois ficar frente a frente com um ‘desavisado’ que não prestou atenção na faixa horizontal marcando a alteração. “Fizeram muito rápido e as pessoas estão acostumadas a dirigir na pista mais larga”, disse ele, lamentando a falta de iniciativas semelhantes para melhorar outras vias e o trânsito de modo geral. “Para nós, taxistas, é muito complicado trabalhar com tanto engarrafamento”, criticou.

Faixas

Para configurar a alteração do tamanho das pistas, duas faixas amarelas, indicando sentido duplo da via, foram pintadas pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), entre o início do viaduto até a rotatória do Eldorado. Foi feita também sinalização de cor branca, demarcando as faixas, mas isso não despertou a atenção de alguns motoristas, que não chegaram a notar a mudança.

O instituto informou, por meio da assessoria, que a mudança foi operada após resultados de pesquisas de tráfego realizadas pelo órgão. As análises demonstraram, segundo o órgão, que as quatro faixas no sentido bairro/centro ficaram ociosas em relação à quantidade de veículos que trafegavam naquele trecho. Já no sentido contrário, as duas faixas não atendiam à demanda de veículos. A divisão da pista em números iguais de faixas visa equilibrar o volume de tráfego e facilitar a travessia de pedestres nesse trecho da avenida Mário Ypiranga Monteiro, principalmente nos horários de pico, explicou Paulo Henrique Martins, presidente do Manaustrans, que prometeu intensificar a fiscalização para evitar as infrações no local.

Velocidade

De acordo com o Manaustrans, além de aumentar a capacidade da via no sentido centro/bairro, para proporcionar maior fluidez ao  tráfego de veículos, os condutores terão que reduzir a velocidade nesse trecho, em ambos os sentidos.

Alguns condutores se disseram surpresos com a mudança feita pela Prefeitura e pediram mais sinalização no local