Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Mudanças em itinerários de ônibus causam transtornos para população em Manaus

Alteração nas rotas das linhas de ônibus sem aviso prévio por parte da SMTU irritou e causou problemas a usuários do sistema de transporte público da capital

Muitos usuários estavam confusos com as mudanças nos horários das linhas de ônibus

Muitos usuários estavam confusos com as mudanças nos horários das linhas de ônibus (J. Renato Queiroz)

A falta de aviso prévio sobre a mudança de itinerários de ônibus em Manaus deixou usuários do transporte perdidos e fez com que muitos trabalhadores chegassem atrasados aos seus destinos nas zonas Norte e Leste da cidade.

Para a professora Suely Furtado Lima, 44, que antes pegava o ônibus 074, e agora terá que pegar o 008, que faz o trajeto do bairro Ouro Verde para o bairro do São José 3, ambos na Zona Leste, a mudança não vale a pena, pois mudou o número da linha do ônibus e aumentou o trajeto.

“Não nos avisaram, eu tenho horário para chegar ao trabalho, há anos eu chego à escola no mesmo horário. O ônibus mudou o itinerário e isso faz com que o tempo de chegada também seja alterado”, disse a professora.

Outra trabalhadora que não se agradou com a mudança foi a empregada doméstica Luiza Silva, 52, que trabalha no Centro. Ela afirmou que o ônibus que costuma pegar não tinha nenhum aviso sobre a mudança e, somente segunda-feira (11), quando comprou o jornal, ficou sabendo. 

“Quem é responsável pela troca poderia ter avisado bem antes para isso não ter acontecido. Agora não tenho como avisar a minha patroa, estou sem crédito de celular e ela vai se atrasar no trabalho dela também, pois ela só sai quando eu chego”, disse a doméstica.

De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), estudos feitos por técnicos do órgão apontaram a necessidade de ajustes no planejamento de algumas linhas para aperfeiçoar a operação de todo o sistema de transporte coletivo.

Uma das alterações é a junção de linhas que possuem itinerários parecidos, onde uma é desativada e outra é mantida. O objetivo é fazer com que a frota da linha que é mantida seja acrescentada à frota da linha que é desativada, aumentando a frequência dos ônibus.

Além disso, algumas linhas estão sendo remanejadas entre as empresas, considerando a proximidade entre a garagem e os terminais de bairro. De acordo com a SMTU, as mudanças já estão sendo realizadas e ocorrerão no decorrer do mês.

A redistribuição de linhas se tornou possível após a aprovação do Acordo Operacional (Acop) entre as empresas, no dia 11 de outubro, com o Decreto n.º 2.666, da Prefeitura de Manaus.

Antes do consórcio, cada empresa operacionalizava as linhas de forma isolada. A partir do consórcio, as linhas continuam sendo planejadas pela SMTU, mas a administração delas é feita pelo Acop e não pelas empresas de maneira independente.

Estratégia

O superitendente Municipal de Transportes Urbanos, Pedro Carvalho, informou que nem toda mudança será mantida. Caso a maioria da população considere que não melhorou, as mudanças serão repensadas. “Mudamos para melhorar e, com isso, reduzir o custo operacional e o tempo de deslocamento. Se não funcionar, vamos buscar outra opção”.