Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Ônibus começam a utilizar plataformas do BRS neste sábado (8)

Oito linhas de ônibus passarão a realizar o embarque e desembarque em oito plataformas do BRS. Ainda neste mês, está previsto o início da sinalização em mais cinco vias

Segundo a Prefeitura, agentes do Manaustrans irão orientar os motoristas durante os primeiros dias de funcionamento do BRS

Segundo a Prefeitura, agentes do Manaustrans irão orientar os motoristas durante os primeiros dias de funcionamento do BRS (Lucas Silva/AC)

A partir deste sábado (8), oitos linhas de ônibus, oriundas das zonas Norte e Leste da cidade, passarão a realizar o embarque e desembarque de passageiros nas oito plataformas do sistema BRS (Bus Rapid Service) localizadas na avenida Constantino Nery. O objetivo da implantação do sistema é permitir que os ônibus do transporte coletivo circulem com mais velocidade e assim haja diminuição do tempo de espera nos pontos de parada.

Segundo o titular da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos, SMTU, Pedro Carvalho, a implantação do BRS será feita de forma gradativa para que a população possa se adaptar às mudanças. "Não podemos implantar todo o sistema de uma vez. É preciso dar tempo para observar o funcionamento dele, se é necessário adotar medidas para aprimorá-lo e como a população vai se adaptar", ressaltou Carvalho.

Outras vias da cidade também deverão ter faixas exclusivas para a circulação de ônibus coletivo. Ainda neste mês, está previsto o início da sinalização indicando as faixas de circulação dos ônibus nas avenidas Umberto Calderaro (trecho entre Marciano Armond e Valério Botelho), Mário Ypiranga, Getúlio Vargas, Álvaro Maia (Boulevard), Coronel Teixeira. Nestas vias a pista exclusiva para os ônibus será do lado direito.

Como fica o trânsito

O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) vai orientar os condutores durante os primeiros dias para que as novas regras de circulação sejam adotadas. Veja como fica o trânsito:

- Dentro da faixa delimitada pela cor azul devem circular somente os ônibus do BRS.

- Não será permitida a circulação de outros veículos na área restrita para os coletivos.

- O acesso à esquerda na Constantino Nery para a ponte de São Jorge, nesta fase de obras, será permitido apenas para os coletivos.

- Os demais veículos, para chegar ao bairro de São Jorge, deverão utilizar a alça inferior da Ponte dos Bilhares, retornar à Constantino Nery e, mais a frente, dobrar à direita em direção à avenida São Jorge.

- Também será fechado o canteiro central da Avenida Constantino Nery, na frente do Colégio Literatus. Veículos deverão fazer o retorno na alça da Arena da Amazônia.

- Após a fase de orientação, o Manaustrans vai fiscalizar.

Confira a localização das plataformas e as linhas que as utilizarão a partir deste sábado (8):

Av. Constantino Nery (ordem no sentido Centro/Bairro)

01 - Estação Olímpico

02 - Estação São Geraldo

03 - Estação Bilhares

04 - Estação Tocantins

05 - Estação Chapada

06 - Estação Pedro Teixeira

07 - Estação Arena

08 - Estação Rodoviária

Linhas que utilizarão as plataformas:

300 - T3 -1 / CENTRO

448 - CIDADE DEUS / T1 / CENTRO

500 - NOVO ISRAEL / T1 / CENTRO

550 - NOVO ISRAEL / T2 / CACH.

560 - T4 / C.DEUS / N. CIDADE / T1 / CENTRO

580 - NOVO ISRAEL / DJ. BATISTA / CENTRO

640 - T4-3 / C.NOVA / T1 / CENTRO

652 - T4 / V-8 / T1 / CENTRO

*Com informações da Semcom