Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

‘Operação Carnaval’, do Detran, chega ao fim nesta quarta (5) com 345 autuações

Durante seis dias, órgão registrou 60 acidentes durante fiscalização ao longo dos principais pontos da festa em Manaus

Após encontrar ponto de venda e compra de drogas durante a fiscalização, Detran/AM promete campanha com órgão de segurança pública

Detran autuou 215 motoristas pela 'Lei Seca' (Divulgação/Detran)

Num esforço para garantir uma festa sem vítimas de trânsito, a “Operação Carnaval”, do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), vem promovendo fiscalizações nas principais vias da cidade desde a última quinta-feira (27), fechando as festas nesta quarta (5) com o objetivo cumprido, na avaliação do diretor-presidente, Leonel Feitoza.

“Um Carnaval sem acidentes infelizmente não foi possível, porque não temos como garantir a prudência dos condutores, mas podemos nos considerar bastante satisfeitos por termos atravessado esses seis dias sem nenhuma vítima fatal, graças à ação dos agentes”, acredita o diretor.

De acordo com dados divulgados pelo órgão, até a manhã desta quarta-feira (5), foram realizadas 345 autuações, a maioria (215) por consumo de bebida alcoólica, com 36 motoristas sendo apanhados em flagrante, ou seja, tendo ultrapassado o limite de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar no teste do bafômetro, o que levou à prisão dos condutores. Outros 34 se recusaram a fazer o teste, o que gerou uma multa de R$ 1.915, além da suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por um ano.

Os resultados apontam um aumento de 330% no número de ocorrências no trânsito, na comparação com o ano passado, mas, segundo Feitoza, isso se deve apenas ao maior esforço de fiscalização. “Desta vez, tivemos 150 agentes nas ruas realizando trabalho de educação e fiscalização, com o apoio adicional da Polícia Militar, que em alguns casos, como no Bloco das Piranhas, aumentou o nosso efetivo em até 150 agentes, o que permitiu uma fiscalização muito mais ampla”, explica.

Foram apreendidas 85 CNH’s, 28 CNLV’s (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) 198 carros e 120 motos. Trinta e cinco menores, a maioria deles bêbados, segundo o Detran, também foram flagrados pela fiscalização, que apreendeu os veículos e puniu os responsáveis.

No total, 12 mil condutores passaram pela “peneira” do órgão. Os acidentes registrados – cerca de 60 – ocorreram só em Manaus, sem nenhum registro nas rodovias que atravessam o estado. Para efeito de comparação, no ano passado 5 mil veículos enfrentaram a fiscalização.