Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Em Manaus, operação ‘Faixa de Gaza’ resulta em prisão de quadrilha e apreensão de drogas

Nome da ação da PM é uma referência à disputa pelo controle do tráfico na área, que vem resultando em uma escalada de violência e afugentando moradores, e levou quatro meses de investigação para ser deflagrada

Quadrilha presa na operação comandava parte do tráfico na Zona Leste de Manaus

Quadrilha presa na operação comandava parte do tráfico na Zona Leste de Manaus (Antônio Menezes)

Uma operação deflagrada na manhã desta quinta-feira (17) pelas Polícias Civil e Militar em Manaus, batizada de “Faixa de Gaza”, resultou na prisão de uma quadrilha formada por sete pessoas, incluindo dois menores, e na apreensão de 240 trouxinhas de drogas, porções de pasta-base de cocaína, celulares e material para pesagem e embalo.

Adiliomar Mendonça Botelho, de 47 anos, e o seu irmão Vanderson Martins dos Santos, 29, foram presos na rua 4 da quarta etapa do conjunto Jorge Teixeira, na Zona Leste de Manaus. Wendell Rodrigues, de 22 anos, foi preso na rua 6 da terceira etapa. Já William Souza de Menezes, 23, teve sua prisão efetuada na rua Cravinho, também na quarta etapa, enquanto Luzianny Adelia Oliveira da Silva, de 18, foi presa junto com William, no mesmo endereço.

Um adolescente de 17 anos, namorado de Adiliomar, também foi apreendido na rua 4, no mesmo momento que a companheira. Por fim, uma outra menor, de 15 anos, teve a apreensão decretada na rua Paraíba, no São José I, também na Zona Leste da capital amazonense.

Com o bando foram achadas 240 trouxinhas de drogas diversas, sendo 38 de oxi, 11 de “skunk” - uma variação mais concentrada de maconha -, 46 de maconha convencional e 145 de pasta-base de cocaína.

Outras quatro porções grandes de pasta-base, totalizando 600 gramas, também foram encontradas, assim como mais de R$ 400 em espécie, cinco celulares, sendo que um deles, encontrado em posse de Adiliomar, possuía conversas sobre venda de drogas, duas balanças de precisão e material para embrulhar e comercializar os narcóticos.

Ação

A ação é resultado de quatro meses de investigações e mobilizou 130 policiais, incluindo o Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (FERA) da Polícia Civil do Amazonas. Os mandados de busca e apreensão contra a quadrilha foram expedidos pela 4ª Vecute.

A operação "Faixa de Gaza" tinha como objetivo desarticular o tráfico de drogas na Zona Leste de Manaus, cujas disputas cada vez mais violentas, e a insegurança que elas provocam foi o que inspirou o nome da operação, referência à zona de conflito entre Israel e Palestina, no Oriente Médio.

Boa parte das pistas sobre os envolvidos foi conseguida através de denúncia anônima pelo número 181. Os cinco membros adultos da quadrilha serão encaminhados à Cadeia Pública Raimundo Vidal.

*Com informações da repórter Girlene Medeiros