Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

'Pane' em site adia inscrições para recebimento de casas

Prefeitura de Manaus admite pane em cadastro online para habitação popular, que começaria a ser feito hoje não funcionou. Não há previsão para reestabelecimento do sistema. Internautas fizeram a denúncia

Casas estão sendo construídas na Zona Norte de Manaus e devem ser entregues em 2015

Casas estão sendo construídas na Zona Norte de Manaus e devem ser entregues em 2015 (ACRITICA/AC)

Uma pane adiou o cadastro online para o recebimento de unidades habitacionais da Prefeitura. As inscrições iniciariam nesta segunda-feira (17) por meio do Sishab, sistema da Subsecretaria de Habitação e Assuntos Fundiários (Subhaf). As casas já estão em construção na Zona Norte de Manaus e a previsão é de que sejam entregues em 2015.

Somente até o início da tarde desta segunda-feira, o ACRÍTICA.COM já havia recebido em seu canal de comentários mais de 70 reclamações e dúvidas sobre o processo de cadastramento. "Tiveram bastante tempo pra se organizar! Em cima da hora o site não funciona, isso é um absurdo e desrespeito com as pessoas de Manaus!!!”, afirmou uma internauta.

Em nota de esclarecimento divulgada no site, a Subhaf informa que “em razão de problemas técnicos, o Cadastro online do Sishab, previsto para reabertura no dia 17 de março, ficará temporariamente suspenso até sua completa normalização”.

A Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) também informou que a plataforma não tem previsão de restauração, porém reparos estão sendo feitos. “Depois de finalizados os consertos, a imprensa e a população serão comunicadas imediatamente”, garantiu a Secretaria.

Sishab

O Sishab é o sistema pelo qual o cidadão poderá se inscrever para receber, se selecionado, uma unidade habitacional construída pela Prefeitura de Manaus (quando disponíveis). A prefeitura, por meio da Subsecretaria de Habitação e Assuntos Fundiários (Subhaf), conveniou com a Caixa Econômica Federal a construção de 784 unidades habitacionais pelo Programa Minha Casa Minha Vida faixa I.

Para facilitar o acesso à internet e ao link de cadastramento, a prefeitura fechou um conveniou com 40 lan houses em todas as zonas da cidade. A lista completa com os endereços das lan houses estará disponível no site e no Facebook da Prefeitura de Manaus 

É indispensável o NIS (Número de Inscrição Social), documento que identifica os cidadãos sem vínculo empregatício que tenham ou possam vir a ter direito a benefícios sociais. O cidadão que ainda não possui o NIS deve se dirigir a unidade do CRAS mais próxima de sua casa para solicitá-lo.

Além do NIS, para o cadastro no Sishab é necessário informar o número do RG, CPF e de um registro de conta fixa residencial, como de água ou luz. Para o Programa Minha Casa Minha Vida faixa I, é necessária também a comprovação da renda bruta da família. Esta não pode ser superior a três salários mínimos. Maiores informações sobre os procedimentos podem ser obtidas pelo número: 3215-3090.

Voz na Web

Diversos comentários enviados ao ACRÍTICA.COM dão conta do problema no sistema criado pela Prefeitura para o cadastramento. Abaixo, seguem as reclamações de alguns internautas: 

Simone: "gente to desde 6:00 da manha tentando a inscrição e sequer carrega o site do SISHAB. Pra piorar tem vezes q ainda dá erro na pagina...ridiculo o q estao fazendo com a gente a prefeitura ta gastando milhoes com um sistema nas escolas q avisa os pais se os filhos faltarem...entao deveriam gastar tambem com com uma internet e um sistema de qualidade da propria prefeitura" (sic).

Diene Sousa: "fui nas lan hause e nem uma dela estão funcionando de desrespeito, que dificuldade pra fazer um cadastro, todos nos sabemos que este cadastro vai fica engavetado com sempre o que custa tentar, vc frustaram sonhos de pessoa que só pede uma moradia digna sera que pedi muito  a prioridade de pessoas que funcionários conheçam deste jeito que vc estão fazendo esta ficando mal vistos pela sociedade de manaus nao basta pessoas de fora nos humilha...." (sic).

Zenaura Freitas: "Quando um especialista em TI cria um site para determinado objetivo, ele já deve também imaginar a demanda de acessos...se tratando de cadastro em Programas Habitacionais é ainda mais acessado. Revisem esta pagina, desde as 0 horas do dia 17/03 estou online tentando acessar para fazer meu cadastro. Fico imaginando quem tem que se cadastrar em lan houses....triste" (sic).