Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Parques de Manaus recebem obras de reforma e manutenção

Parque dos Bilhares, Parque do Mindu e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé (RDS) terão serviços de requalificação. Conclusão das obras está prevista para o mês de maio e verba usada é estimada em R$ 1 milhão e 200 mil

No Parque dos Bilhares, na Zona Centro-Sul, prioridade será aumentar a segurança com a construção de guaritas, nova iluminação e muro de proteção contra acesso clandestino

No Parque dos Bilhares, na Zona Centro-Sul, prioridade será aumentar a segurança com a construção de guaritas, nova iluminação e muro de proteção contra acesso clandestino (Divulgação/Semcom)

Os parques municipais dos Bilhares, Mindu e Praia do Tupé começam a receber, na próxima segunda-feira (10), os serviços de reforma e adequações. As obras fazem parte do cronograma de serviços e revitalização de praças e parques da cidade. A ação da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas), têm a previsão para concluir os serviços até o próximo mês de maio.

Os parques beneficiados neste primeiro momento são considerados importantes para o roteiro turístico da cidade. A verba usada faz parte do Fundo Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (FMDMA), estimada em R$1.200.000,00.

Parque Ponte dos Bilhares 

No Parque Ponte dos Bilhares, bairro Chapada, Zona Centro-Sul, o projeto vai priorizar a segurança dos frequentadores com a instalação de guaritas de segurança, nova iluminação, construção de muro que fechará os acessos clandestinos (serão construídos 190 metros lineares de muros com proteção, evitando assim o acesso ao parque sem o devido monitoramento), instalação de módulos de academias de ginástica ao ar livre, entre outros.

As mudanças propostas foram aprovadas como obras complementares, respeitando o projeto arquitetônico original do parque. A execução do trabalho ficará a cargo da empresa vencedora do processo licitatório aberto pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).

No total, serão construídas quatro guaritas em pontos estratégicos ao longo das duas etapas do parque. O melhoramento da iluminação já foi iniciado com a instalação dos eletrodutos que conduzirão a fiação para a instalação de novos postes de luz. O projeto utilizará lâmpadas com tecnologia de LED, que permitirá uma redução de pelo menos 52% no consumo de energia, transformando o parque num piloto de Programa de Eficiência Energética em parques públicos da cidade.

Serão realizados também serviços de revitalização das quadras poliesportivas, com três pares de travas novas e substituição da tabela de basquete por uma profissional nova. O local passará a funcionar com o projeto que visa estimular a prática de atividades esportivas pelas crianças da rede municipal de ensino. Serão instalados também módulos de academias ao ar livre na primeira e segunda etapa. O parque ganhará também novos playgrounds e equipamentos para as quadras (tabela de basquete e traves novas).

Parque do Mindu

No Parque Municipal do Mindu, unidade de conservação municipal, situada na avenida Perimetral, no Parque Dez, Zona Centro-Sul, a Prefeitura de Manaus pretende promover a revitalização de todas as sinalizações gráficas, substituindo mais de 220 placas indicativas existente no parque. O espaço tem um papel importante na conservação da fauna e flora nativas, sendo parte integrante do Corredor Ecológico Urbano do Igarapé do Mindu. A sinalização tem papel importante ao ajudar os visitantes a conhecer as características das espécies arbóreas encontradas no local.

O parque ganhará também nova rede de drenagem, revitalização da infraestrutura de recebimento de visitantes (área administrativa e auditório), todas as passarelas e pontes suspensas terão madeira e estrutura metálica revitalizadas, será feita a desobstrução hídrica do igarapé do Mindu, meios-fios revitalizados, revitalização da parte elétrica, calçamento e pintura dos prédios e troca da cobertura do chapéu de palha.

Além disso, também está prevista a revitalização das estruturas de madeira do chapéu de palha, revitalização do Orquidário com reforço à coleção de orquídeas, instalação de centro de atendimento ao visitante, revitalização das trilhas com circuito de orientação, elaborado pela 12ª Região Militar e o 1º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS).

Praia do Tupé

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé receberá intervenções de melhoria da infraestrutura com o objetivo de abranger a reforma das barracas que integram o complexo turístico da comunidade São João do Tupé, além da revitalização do Centro de Desenvolvimento Sustentável Roberto Vieira, a área onde funciona a administração da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) e mais a revitalização da sinalização de toda a RDS (formada por seis comunidades), com regulamento de uso da reserva.

A RDS tem diversos atrativos e o objetivo da prefeitura é potencializá-los no sentido de atrair a atenção dos turistas e moradores locais.

*Com informações da Semcom