Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Parques de Manaus são revitalizados e entregues nesta semana à população

Parque do Mindu ganha nova sinalização bilíngüe e estruturas readequadas; já o dos Bilhares traz academia ao ar livre e iluminação com lâmpadas de LED

O Parque do Mindu também passou por um processo de recomposição do seu paisagismo interno, revelando a beleza das trilhas que são destaques na unidade

O Parque do Mindu também passou por um processo de recomposição do seu paisagismo interno, revelando a beleza das trilhas que são destaques na unidade (Divulgação)

O Parque Municipal do Mindu, unidade de conservação gerida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), será entregue à população revitalizado e com a sinalização renovada, nesta quinta-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. A data é simbólica e foi escolhida como ponto alto da programação da Semana do Meio Ambiente 2014, elaborada pela Semmas, pela importância ambiental do parque. O parque teve as suas estruturas físicas readequadas e passou também por um processo de recomposição do seu paisagismo interno, revelando a beleza das trilhas que são destaques na unidade.

Com pouco mais de 40 hectares, o Parque do Mindu integra o Corredor Ecológico Urbano do Igarapé do Mindu, tendo uma importância fundamental na conectividade entre fragmentos florestais urbanos vivos. Eleito pelo prefeito Arthur Virgilio Neto, como um dos Parques da Copa, o Mindu recebeu uma atenção especial nesse processo de revitalização, financiado unicamente com recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (FMDMA) e compensações ambientais provenientes de licenças ambientais e Termos de Ajustamento de Conduta Ambiental.

O Parque do Mindu recebeu obras de infraestrutura, pintura de estruturas físicas (auditório, biblioteca, anfiteatro, chapéu de palha, orquidário, passeios públicos), drenagem, instalações elétricas e hidráulicas, nova sinalização (mais de 220 placas em português/inglês) e revitalização de pontes e trilhas. “O nosso objetivo foi promover o resgate dessa Unidade de Conservação tão importante e que há mais de cinco anos não recebia ações de manutenção, que fizessem com que população e visitantes adotassem um novo olhar sobre ela, e o momento da Copa do Mundo não poderia ser mais propício a isso”, avalia a secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt.

Segundo ela, essa preocupação de promover o resgate e a reaproximação do parque com a cidade tem sido uma marca da atual gestão, com a realização de projetos culturais, eventos educativos e de pesquisa, envolvendo principalmente as escolas e comunidades do entorno.

Para isso, era necessário que o parque estivesse com as suas estruturas adequadas. Anfiteatro, auditório, Chapéu de Palha, cercas externas estruturadas e pintadas, guarita, orquidário, trilhas, pontes suspensas, tudo foi preparado para melhor receber o visitante. De acordo com a secretária Kátia Schweickardt, além das informações sobre as espécimes da fauna e flora amazônicas, o visitante poderá também apreciar apresentações artísticas e culturais, exposições, durante todo o ano.

Na reinauguração, será aberta a mostra Expo Sauim-de-Coleira, Um Cidadão Amazonense em Perigo, que retrata a espécie endêmica* Saguinus bicolor*, criticamente ameaçada de extinção e que tem no Parque do Mindu um dos seus principais abrigos. A mostra ficará em cartaz durante um mês no parque e terá um caráter itinerante, percorrendo todas as unidades de conservação municipais, além de escolas e universidades. Também no dia 5/06, haverá apresentações do grupo de teatro Faz de Conta, do Centro Municipal de Arte e Educação Nelson Neto (às 10h30), na Praça da Paz, e do grupo do curso de Artes Cênicas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), às 14h30, no Anfiteatro.


Parque dos Bilhares será reinaugurado com academia ao ar livre, iluminação a LED e Pedalada Ambiental

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), reinaugura no próximo dia 7 de junho, completamente revitalizado, o Parque Municipal Ponte dos Bilhares (foto), o maior da área urbana da cidade. O parque será o primeiro da cidade a possuir sistema LED de iluminação, ecologicamente correto, que propicia maior visibilidade a um custo pelo menos 52% menor do que o gerado pela iluminação tradicional. O parque ainda será entregue à população com novos equipamentos, mobiliário renovado, quadras pintadas, novas guaritas de segurança e um muro de proteção que fecha acessos clandestinos antes utilizados por marginais para a prática de delitos.

A entrega do parque faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente 2014 e terá como pontos altos, às 18h30 do dia 7 de junho, o descerramento da placa de inauguração da reforma e o acionamento da nova iluminação do parque. Na sequência, será inaugurada a primeira academia ao ar livre do parque, com um total de 14 equipamentos destinados à prática de exercícios físicos.  O evento também receberá os participantes da Pedalada Ambiental.

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, além de proporcionar segurança, a nova iluminação servirá também como piloto para a implantação de um Programa de Eficiência Energética voltado a logradouros públicos como parques urbanos e praças da cidade.

“A iluminação levará claridade a todos os pontos do parque, antes escuros e obsoletos, mas o nosso objetivo principal foi de tornar o espaço ainda mais atrativo para a população e propício às práticas esportivas e de lazer”, explica a secretária Kátia Schweickardt.

Para isso, os frequentadores do parque passarão a contar com uma academia ao ar livre, a maior da cidade, com 14 equipamentos, disponibilizados à população, a exemplo de barra de alongamento, pressão nas pernas, simulador de caminhada, simulador de esqui, barras paralelas, simulador de remada sentada, entre outros. Uma academia completa distribuída em três ilhas em meio à vegetação do parque que foi preservada para a instalação dos
equipamentos.

O projeto de reforma foi realizado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), com o apoio da Manausluz. O órgão foi responsável pela elaboração do projeto luminotécnico que instalou  aproximadamente 204 novos pontos de iluminação para conforto e fluxo dos frequentadores do local. Foram elaborados dois projetos de iluminação do parque. Um utilizando tecnologia convencional e o outro LED. Ficou constatado que enquanto o parque iluminado com a tecnologia LED consome 118,835 kW, o mesmo parque iluminado com tecnologia convencional consumiria 227,709 kW, o que representa uma economia de 52%.

Esportes

Logo no início da tarde do dia 7, os frequentadores do Ponte dos Bilhares terão uma programação esportiva para marcar a reinauguração da área. Haverá um torneio de futebol e basquete, reunindo as equipes que costumam utilizar as quadras poliesportivas, que também foram revitalizadas. O torneio terá início às 15h e as inscrições serão feitas um dia antes, na sexta-feira, dia 6. Também às 15h terá início a Feira Ambiental reunindo diversos órgãos expositores, a exemplo da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Manaustrans, Manaus Ambiental, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Agroam/Sthil, Manauscult, Vemaqa e Semmas.

A Pedalada Ambiental terá início às 16h, com concentração e alongamento dos participantes na Praça da Fogueira. Os ciclistas percorrerão a Darcy Vargas, Maceió, Boulervard Alvaro Maia, Avenida Brasil, Estrada da Ponta Negra, Jacira Reis, Darcy Vargas e Constantino Nery, até chegar ao parque, onde serão recebidos com uma mesa de frutas e sorteio de brindes. Como novidade, os ciclistas serão contemplados com uma estação fixa de reparos de bicicleta, que passará a funcionar no parque.  A iniciativa conta com o apoio de empresas privadas (Armazém Paraíba, Grupo Simões, Sinduscon, Samel, Caloi Norte, Casa da Bicicleta, A Ciclista, Sense Electric Bike e Movimento Pedala Manaus) e a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS). No palco montado na Praça da Fogueira, haverá apresentação do Coral da Manausprev e do Maracatu Quebra Muro.

* Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom).