Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Placas instaladas em Manaus para o Mundial são removidas e não tem data para serem realocadas

As sinalizações indicavam aos visitantes pontos turísticos, logradouros públicos e locais onde havia movimentação relacionada à Copa

Placas foram instaladas para guiar os visitantes na época do Mundial

Placas foram instaladas para guiar os visitantes na época do Mundial (Euzivaldo Queiroz)

As 200 placas de sinalização instaladas pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) para a Copa do Mundo estão sendo retiradas pelo órgão, após o fim do Mundial, por terem a logo da Fifa. As sinalizações indicavam aos visitantes pontos turísticos, logradouros públicos e locais onde havia movimentação relacionada à Copa.

Inicialmente, as placas foram instaladas nas avenidas Constantino Nery, Pedro Teixeira e Torquato Tapajós. A sinalização indicava pontos como a Arena da Amazônia, a Fan Fest na Ponta Negra, os Centros de Treinamentos Oficiais (COTs) Carlos Zamith, no bairro Coroado, e Ismael Benigno (a Colina), no bairro Santo Antonio, o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, a rodoviária, o centro histórico, o setor hoteleiro e a rodovia BR-174, que liga Manaus a Boa Vista em Roraima.

Para a população, a retirada das placas significa mais um gasto público que todos irão arcar. O auxiliar de escritório Alberto Júnior Lima, 28, diz que as pessoas se acostumaram com as placas e retirá-las somente porque a Copa acabou é desnecessário. “Para tudo isso tem um custo, seja para colocar ou retirar e é algo tão superficial diante de todos os problemas que a cidade tem que não tem necessidade disso”, disse o auxiliar de escritório.

Segundo o comerciante Aurélio Parintins, 54, as placas deveriam continuar no lugar, pois muitos turistas irão continuar visitando Manaus e elas servem como indicação para os pontos turísticos da cidade. “A Arena da Amazônia se tornou um ponto turístico e essas placas servem como indicação para o turista, porque a maioria das pessoas não sabe ensinar como chegar”, acrescentou o comerciante.

Conforme o Manaustrans, o órgão utilizou placas preexistentes para implantar a sinalização da Fifa, que custaram cerca de R$ 24 mil para a instalação. As  placas foram retiradas para que o adesivo com a logomarca da Fifa seja removido. Todas as placas eram do patrimônio do Instituto e a maioria estava em estoque desde a última compra, em 2012.

Depois de retiradas, até o final da semana, as placas serão reposicionadas com informações de destino que estão sendo elaboradas pelo órgão. O Manaustrans não informou quando as placas devem ser recolocadas.