Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Plano de mobilidade prevê 56% da população usando transporte coletivo em jogos da Copa

Conforme órgãos, 210 agentes de trânsito devem coordenar o tráfego na Arena da Amazônia e 70 atuarão na Fan Fest. Em dias de jogos, 11.200 vagas de estacionamento estarão disponíveis em locais estratégicos

Avenida Constantino Nery estará liberada para circulação de torcedores que irão assistir aos jogos

Avenida Constantino Nery estará liberada para circulação de torcedores que irão assistir aos jogos (J. Renato Queiroz)

Prefeitura e Governo divulgaram nesta quarta-feira (28) o plano de mobilidade para os jogos da Copa do Mundo em Manaus. Entre as mudanças traçadas está a criação de nove linhas especiais com destino até a área de restrição da FIFA, estacionamentos para torcedores que vão para a Arena e para a Fan Fest, serviço para pessoas com deficiência e acesso dos moradores do entorno das áreas de interdição. A previsão é que 56% do público faça uso do transporte coletivo durante os jogos.

O anúncio foi feito em coletiva de imprensa realizada na Fundação Vila Olímpica (FV), bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste, que contou com a participação de representantes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), além da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP COPA).

De acordo com o diretor de Transportes urbanos da SMTU, Waldir Frazão, as linhas funcionarão somente nos dias dos jogos. “Além das 61 linhas que já circulam pelo entorno da Arena, criamos mais nove linhas dedicadas para o transporte específico até o local dos jogos. No caso da Fan Fest vamos operar normalmente com as seis linhas destinadas para Ponta Negra e somente em dias de atrações nacionais vamos reforçar a frota”, disse. Frazão ainda informou que a estratégia pode ser implantada no Réveillon 2014.

Ao todo, segundo o diretor, 210 agentes de trânsito farão o monitoramento de tráfico no entorno da Arena e outros 70 agentes estarão em serviço na Fan Fest. Em relação àqueles que optarem pelo veículo particular, os estacionamentos estarão disponíveis no Amazonas Shopping (2.000 vagas), Ciesa (1.000 vagas), Manaus Plaza Shopping (1.000) e Millenium Shopping (7.200 vagas). Frotas de táxi estarão localizadas em cinco pontos: rodoviária, conjunto Eldorado, SPA Alvorada, colégio La Salle e nas proximidades do conjunto Kíssia.

Idosos, obesos e pessoas com deficiência (PCD) poderão se deslocar até o perímetro da Arena por meio de 10 microônibus adaptados, dotados de plataformas elevatórias com capacidade para transportar até cinco cadeirantes. Cada pessoa poderá levar um acompanhante. O embarque será feito na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e na esquina das avenidas Djalma Batista e Pedro Teixeira.

Moradores

Pessoas que residem no entorno da Arena da Amazônia só terão acesso às residências dentro das áreas de restrição mediante apresentação de credencial. Já dentro do perímetro da Fan fest será permitida somente a entrada de veículos daqueles que foram cadastrados previamente, turistas hospedados no Hotel Tropical e Park Suítes Manaus, operadores de eventos, serviços de apoio e STAFF FIFA.

Campanha

As informações sobre o Plano serão reforçadas em um hotsite - cujo domínio será divulgado em breve. Com o slogan “Estamos Juntos – Manaus na Copa”, o material traz modificações no trânsito, informações sobre rotas e recomendações sobre a saúde. Um número pelo aplicativo WhatsApp também será disponibilizado para que os moradores do entorno da Arena e da Ponta Negra tirem dúvidas sobre mudanças do trânsito. 

Mudanças

• A partir das 6h, ficam interditadas as avenidas Lóris Cordovil, Pedro Teixeira, alameda do Samba e Belmiro Vianez.

• A Avenida Constantino Nery será interditada a partir do meio dia, no trecho entre o viaduto de Flores e a avenida Darcy Vargas.

• A avenida Djalma Batista terá fluxo exclusivo para ônibus no trecho entre Darcy Vargas e viaduto Ayrton Sena, a partir das 14h. Outros veículos não poderão transitar.

• As avenidas Darcy Vargas, Stenio Neves, Maneca Marques, Umberto Calderaro, em direção à rotatória do Eldorado, são opção de itinerário para
o acesso à zona Norte.

• No entorno da Arena haverá Pontos de Verificação de Veículos. Somente terão acesso veículos credenciados pela FIFA. A Prefeitura de Manaus não tem autorização para liberar veículos para acessar essas áreas.

• O trânsito no entorno da Fan Fest, sentido Centro/Ponta Negra, seguirá pela avenida Cel. Teixeira , entrando pela alameda Alasca até a alameda Japão.

• Apenas os ônibus entrarão da Alameda Líbia e passarão pela avenida Cel. Teixeira, em contra-fluxo, para sair do evento.

• O estacionamento estará proibido nas avenidas Cel. Teixeira, alameda Líbia e na avenida do Turismo, no trecho entre avenida Cel. Teixeira e condomínio Itaporanga.