Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Polícia Militar terá 5 mil nas ruas de Manaus durante Copa

Somente na área da Arena da Amazônia, na Zona Centro-Oeste da cidade, 1,2 mil homens serão destacados para trabalhar em ações de segurança

manaus PM segurança copa

O efetivo de PMs foi apresentado na manhã desta quarta-feira (11) (Divulgação)

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) terá um efetivo de até 5 mil policiais atuando nas ações de segurança da cidade e dos eventos relacionados à Copa do Mundo, a ser realizada em junho deste ano. A apresentação do efetivo ocorreu nesta quarta-feira (11) na Arena da Amazônia.

Por meio do programa “Ronda no Bairro”, os bairros da capital continuarão recebendo o policiamento ostensivo, segundo o comandante da corporação, coronel Almir David. A PMAM integra o Plano Geral das Ações de Segurança Integrada para a Copa do Mundo, elaborado pela Secretaria-Executiva de Grandes Eventos (Seasge) da Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e aprovado pelo Governo Federal.

Todas as ações serão coordenadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC-R). De acordo com o coronel Almir David, em dia de jogos em Manaus, por turno de 12 horas, serão 2,5 mil policiais empregados, podendo chegar até 3,2 mil PMs, somando o efetivo de todos os locais de concentração de público, como Fan Fast e Arena da Amazônia.

“Gostaríamos de deixar claro para a população que o planejamento é para garantir a segurança de todos, por isso temos policiamento destacados para cada localidade, mantendo o policiamento ostensivo em todos os bairros, por meio do programa Ronda no Bairro”, disse Almir David.

Somente na área da Arena da Amazônia, na Zona Centro-Oeste, Almir David informou que 1,2 mil homens serão destacados, tanto na parte externa, quando interna do estádio. “Nós teremos policiais nos cinco postos de verificação de veículos, que vão ficar no entorno da Arena”.

No total, a operação envolve 200 viaturas por turno, 12 lanchas do Batalhão Ambiental e 180 motocicletas que devem patrulhar os pontos estratégicos com maior concentração de pessoas. As lanchas reforçarão o policiamento nas áreas dos hotéis de selva.

Cerca de 60 policiais da Polícia Turística do Amazonas (Politur) serão divididos entre o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, o Porto de Manaus e pontos turísticos como o Largo de São Sebastião, no Centro da Cidade, e Ponta Negra, na zona oeste, dando suporte ao atendimento aos turistas estrangeiros.

Plano Integrado

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Paulo Roberto Vital, durante todos os eventos da Copa do Mundo em Manaus, a Polícia Militar, integrada aos demais órgãos que fazem parte do plano geral, irá trabalhar com o seu efetivo para garantir a segurança da cidade e da Copa. “O efetivo será empregado conforme a necessidade do dia e do evento, dentro dos pontos de interesse da Copa que foram mapeados no nosso planejamento”, disse Vital.

Ele destacou que todos os policiais militares e servidores do Sistema de Segurança que vão atuar na segurança de turistas e torcedores passaram por cursos de qualificação, além de treinamentos e simulados.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, desde 2012, o investimento em capacitação para a Copa do Mundo em Manaus está estimado em R$ 4 milhões, com recursos do Estado e Governo federal.

 Além desses cursos, os policiais também participaram de diversos simulados realizados pela SSP, além de terem atuado diretamente nos eventos testes como Festival de Parintins, Carnaval e jogos na Arena da Amazônia.

*Com informações da assessoria de imprensa