Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Praça de Alimentação do Dom Pedro recebe reforma visando a Copa do Mundo em Manaus

Além da revitalização da praça, a Prefeitura oferece aos donos de lanchonetes e restaurantes do local, cursos de empreendedorismo, oficina de cardápio e até curso de inglês

Revitalização da Praça do Dom Pedro para a Copa.

Revitalização da Praça do Dom Pedro para a Copa. (Pedro Alexandre)

A Prefeitura de Manaus promete concluir até a próxima sexta-feira (30) a reforma da Praça de Alimentação Mário Verçosa (mais conhecida como Praça de Alimentação do Dom Pedro), localizada na avenida Pedro Teixeira, Zona Centro-Oeste da capital. A revitalização visa, principalmente, a melhoria das instalações e a excelência no atendimento em um dos locais que deverão receber maior movimentação durante a Copa. 

Nos últimos 40 dias, a praça teve toda a parte de cobertura trocada, além da instalação de novas placas de policabornato, material transparente que oferece aproveitamento da luz solar. Toda a estrutura metálica foi pintada. Os banheiros e a quadra de esportes da praça também foram reformados. Até o começo do fim de semana, o local receberá os serviços de acabamento com a pintura dos canteiros, de todo o ladrilho, além da colocação da cobertura do anfiteatro. 

A obra é executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semulsp), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), além da Fundação Municipal de Cultura (Manauscult). 

A praça abriga, aproximadamente, 19 lanchonetes e restaurantes que funcionam até a madrugada. O administrador do espaço, Sérgio Pinho, é um dos mais animados com a reforma. “Fizemos essa solicitação de melhorias e reparos para a Prefeitura de Manaus e fomos atendidos. A praça não passava por reformas há anos e, apesar do pouco tempo, já podemos ver resultados satisfatórios”, comentou Sérgio. 

Além das melhorias na estrutura, os atendentes também passaram por uma “reciclagem”. O permissionário Álvaro Raulino já prepara seus funcionários para o atendimento durante e após o Mundial da FIFA. Um deles é o garçom Antônio Santiago.  “Estou aqui há apenas quatro meses, mas já participei do curso de manipulação de alimentos e me preparo diariamente para oferecer um atendimento de qualidade”. 

Outros cursos como o de Empreendedorismo, Oficinas de Cardápios e Noções Básicas em Inglês são oferecidos aos comerciantes através do Programa de Capacitação de Permissionários de Mercados e Feiras de Manaus – Copa 2014, executado pela Escola de Serviço Público Municipal (ESPI), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad) e pela Manauscult. 

Mais praças sendo reformadas 

Outra praça que passa por revitalização é a praça do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), localizada na avenida São Jorge, no bairro de mesmo nome, na Zona Oeste de Manaus. O local está recebendo layout dos passeios e caminhadas, além de academia a céu aberto e futuramente será instalado um playground. Serão trocadas as luminárias por vapor metálico e outros pontos de iluminação serão colocados. 

Um novo acesso de veículos será implantado ao lado da quadra de esportes que será transformada em uma quadra de streetball (uma variação do basquete que, geralmente, é jogado em quadras abertas e de tamanhos reduzidos). A inauguração da praça está marcada para o próximo dia 3 de junho. Data de comemoração dos 50 anos do Cigs. Depois de entregue a praça deverá receber o nome de Praça Coronel Teixeira (que foi oficial do Exército e Prefeito de Manaus entre 1974 e 1979), e ainda ganhará um busto do homenageado que nasceu na mesma data. 

Além da Praça do Cigs, a Prefeitura também finaliza as obras na Praça Senador Raimundo Parente, situada entre a Secretaria de Estado e Fazenda (Sefaz), o Tribunal Regiona Eleitoral do Amazonas (TRE-AM)  o Fórum Henoch Reis. O local passa por serviços de drenagem, pintura, recapeamento interno e calçamento. Além de receber nova iluminação e rampas  de acesso para cadeirantes. Com a reforma o local ganhará mais 63 vagas para estacionamento.