Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Prefeito de Manaus diz que a nova Ponta Negra é obra para marcar a vida turística da cidade

A área de praia da segunda etapa do complexo turístico da Ponta Negra não será entregue neste domingo. Prefeito Artur vai aguardar a conclusão dos trabalhos e uma análise técnica para garantir a segurança dos banhistas

Artur Neto inspecionou os últimos detalhes das obras na segunda etapa do Complexo Turístico da Ponta Negra e se mostrou satisfeito

Artur Neto inspecionou os últimos detalhes das obras na segunda etapa do Complexo Turístico da Ponta Negra e se mostrou satisfeito (Márcio Silva)

Na tarde desta sexta-feira (20), o prefeito de Manaus, Artur Neto, esteve inspecionando os últimos detalhes das obras na segunda etapa do Complexo Turístico da Ponta Negra, Zona Oeste, que será inaugurado no domingo (22).

Com a entrega, o calçadão da Ponta Negra passará a ter dois mil metros de extensão 20 mil metros quadrados em pedra portuguesa, ganhando, ainda, três quadras de vôlei de areia e futvôlei, o skatepark, espaço para a praça do artesanato, dois banheiros, dois novos pontos de ônibus e uma rotatória na saída da avenida do Turismo para melhorar o tráfego de acesso e saída à Ponta Negra.

O prefeito destacou que a praia ainda não será liberada ao público. Ele explicou que nesta área os trabalhos ainda não foram finalizados por questões naturais do rio Negro.

“A praia já está encaminhada, mas eu ainda não vou liberar, porque precisamos nos cercar de todas as garantias de segurança à vida humana, como eu fiz na primeira etapa”, afirmou.

Segundo o responsável técnico pela obra, Jorge Sotto Mayor, provavelmente em janeiro de 2014 a equipe técnica poderá prevê uma data estimada para a liberação da praia.

“Ela não está sendo entregue porque a natureza não repetiu a mesma seca da época da construção da primeira etapa. O prefeito achou melhor aguardar mais um pouco para que possamos ter um estudo do terreno”, explicou Solto.


Homenagem a Amazonino Mendes

O prefeito convidou o ex-prefeito convidou Amazonino Mendes para visitar a obra. De acordo com Artur, a presença dele foi confirmada para este sábado (21), o horário ainda não foi definido.

Artur disse ainda que se Amazonino quiser vir pela manhã ou pela tarde estará aguardando por ele e que essa é uma visita de homenagem e reconhecimento.

“Eu não quero falar com ele sobre política e acredito que ele também não tenha esse interesse. Na verdade, eu quero prestar uma homenagem a ele que alavancou os primeiros recursos para a construção da primeira etapa”.


Obras para marcar a vida turística de Manaus

Segundo Artur, a obra vai marcar a vida turística da cidade. “Precisamos ter na cidade equipamentos para serem visitados e aproveitados pela população. Se a cidade não tem equipamentos de turismo, o turista vem e passa direto para o hotel de selva. Se a gente tem atração noturna e diurna, aumentamos o tempo de permanência média dos turistas na cidade”, disse o prefeito.

“Manaus precisa mostrar para o mundo que sabe jogar com as duas pernas que temos atrativos na área urbana e as belezas naturais, assim vamos ganhar mais dinheiro com o turismo”, completou.


Licitações para Heliponto e Restaurantes

Os restaurantes e o espaço para o heliponto serão licitados ainda. Segundo Artur a prefeitura não que ”empresariar” o entretenimento.

“Não vamos ser empresários de helicópteros, vai ter muita gente para ver os helicópteros, vai ser um grande atrativo, mas a prefeitura vai abrir licitação para isso para que o empresário venha e invista o seu dinheiro”, destacou.

O prefeito disse ainda que vai analisar como será a instalação dos restaurantes na segunda etapa do complexo. Para ele é preciso haver um comprometimento dos empresários com a cidade de Manaus.

“Temos três lugares para a construção de restaurantes, mas eu vou sentar e analisar como será, não quero canibalismo, no sentido de ter restaurante demais e no final todo mundo querendo entregar”, salientou.



Reparos na primeira etapa

A prefeitura informou ainda que enquanto os preparativos seguem intensos na segunda etapa, a primeira ganha uma boa limpeza e tratamento de manutenção, com reparos no anfiteatro - incluindo pintura -, lavagem do calçadão, replantio de novas mudas, embelezamento paisagístico e arborização.

Na faixa de areia serão instaladas 30 lixeiras também com identificação de lixo “reciclado” e “orgânico”. O trabalho está sendo feito pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp).

Mais de mil mudas de arbustos e de forrações rasteiras estão sendo plantadas no calçadão e no canteiro central da primeira etapa do complexo.

Luminárias de vapor metálico

A iluminação do local também foi trocada. As lâmpadas amareladas deram lugar a luminárias de vapor metálico. De acordo com a Prefeitura por serem brancas iluminam muito mais as ruas e deverá chegar a todas as zonas da cidade.

Programação

A festa começa às 9h com várias bandas locais em quatro palcos que funcionarão simultaneamente com mais de 20 atividades esportivas e culturais.

O prefeito Artur Neto fará a reinauguração oficial do complexo às 18h30, em frente às novas quadras poliesportivas. Em seguida a banda pop mineira Jota Quest comanda o resto da noite.

Além do anfiteatro, palco principal do evento, outros palcos serão montados na área dos restaurantes, mirante e pista de skate para tornar a festa ainda mais eclética com atrações de ritmos variados que agradem o gosto de todos aqueles que desejarem prestigiar a ocasião.


Trânsito alterado

A circulação de veículos será alterada a partir das 8h da manhã do domingo (22) para facilitar o acesso das pessoas que vão participar da programação de reinauguração.

O efetivo de 102 agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) estarão no local, durante o todo o  dia, para fazer as interdições de vias, desvios e orientação de pedestres.

A Alameda Angola, no trecho entre a Alameda Alaska e a avenida Coronel Teixeira, terá estacionamento proibido nos dois lados da via, a partir das 8h da manhã.

Nesse mesmo horário será montada uma barreira na avenida Coronel Teixeira, na área da rotatória, fazendo a interdição no sentido praia/Centro, desviando os veículos no contra-fluxo.