Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Prefeitura e Exército reinauguram Praça do Cigs, no São Jorge

A praça teve seus passeios e projeto paisagístico revitalizados, ganhando academia ao ar livre, playground, quadra de streetball para a população local desfrutar

A reinauguração da praça faz parte da comemoração dos 50 anos do Cigs

A reinauguração da praça faz parte da comemoração dos 50 anos do Cigs (Divulgação/ Semcom)

A Prefeitura de Manaus, em parceria com o Exército Brasileiro, entregou nesta sexta-feira (29), a praça Coronel Jorge Teixeira (a antiga praça do Cigs), no bairro São Jorge, zona Oeste da cidade. O local teve seus passeios e projeto paisagístico totalmente requalificados, ganhando academia ao ar livre, playground, quadra de streetball e a recuperação da rua de acesso que fica atrás da praça.

Para o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, é preciso que a sociedade realmente assuma um papel mais participativo junto ao poder público, colaborando com as melhorias e ajudando na preservação dos espaços revitalizados. “Todo mundo deve ter direito ao lazer, a uma cidade arborizada, limpa e, sobretudo, é preciso que a população entenda que ela também é dona dos espaços públicos e precisa zelar pelas melhorias promovidas”, destacou.

Entre os locais já beneficiados com as reformas da prefeitura estão a praça Altair Nunes, no Eldorado; praça Senador Raimundo Parente, no Aleixo; parque Ponte dos Bilhares, entre as avenidas Djalma Batista e Constantino Nery; praça Nossa Senhora de Nazaré, no Adrianópolis; Parque do Mindu, no Parque Dez; praça Domingos Russo, no Nossa Senhora das Graças; Praça da Saudade, no Centro; e praça do Dom Pedro, no bairro de mesmo nome.

“Tem gente que diz que praça é uma obra pouco significativa, se comparada às unidades de saúde, escolas ou obras de mobilidade. Considero uma medida tão importante quanto as demais, porque favorece as pessoas que precisam se exercitar, precisam de um local digno para fazer seu passeio, levar os filhos para brincar, enfim, pode ser uma obra física pequena, mas de grande ganho social”, completou Arthur Neto.

A reforma da praça Coronel Jorge Teixeira faz parte das comemorações dos 50 anos do Centro de Instruções de Guerra na Selva (Cigs). Segundo o comandante da unidade, coronel Alfredo Dias, outras ações também estão programadas, como a inauguração do Aquário Público do Zoológico do Gigs e da Oca do Conhecimento Ambiental.

“A praça é uma homenagem ao primeiro comandante do Centro de Instrução, assim como foi comandante do Colégio Militar, ex-prefeito de Manaus e ex-governador de Rondônia. O coronel Jorge Teixeira fez muita coisa não somente para o Exército, mas também para a sociedade. Ele foi um verdadeiro soldado de Caxias e exemplo de dinamismo e liderança que deixou um legado muito importante”, explicou o coronel Dias.

Arborização

Durante a reforma, a Prefeitura de Manaus também teve o cuidado de pensar na arborização do espaço. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) foi responsável pelo plantio de 2,5 mil mudas ornamentais, 22 espécies arbóreas distribuídas entre os oito canteiros da praça, além do manejo de árvores já existentes.

“Acho que aqui temos uma oportunidade de mostrar para a população que estamos fazendo a nossa parte. Agora precisamos que os moradores do entorno e os frequentadores dessa e de outras praças que estamos revitalizando também nos ajudem a cuidar, regando as plantas, não deixando que quebrem os brinquedos, porque isso é um benefício de todos”, concluiu a secretária da Semmas, Kátia Schweickardt.