Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Prefeitura de Manaus vacina mais de oito mil animais contra raiva na área rural, durante campanha

Foram vacinados 6.477 cães e 1.597 gatos, número que supera o resultado do ano passado. Na área urbana da cidade, a campanha antirrábica iniciará em setembro, com a previsão de atingir mais de 200 mil animais

A prefeitura pretende vacinar no mínimo 7.937 animais, sendo 6.398 cães e 1.539 gatos

Funcionários do CCZ percorreram residências na área rural terrestre e fluvial (Divulgação)

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vacinou 8.074 animais durante a Campanha de Vacinação Antirrábica na área rural, iniciada no mês de maio. Foram 6.477 cães e 1.597 gatos vacinados, número que supera o resultado do ano passado, quando foram aplicadas 7.937 doses, 6.398 em cães e 1.539 em gatos.

O chefe do Núcleo de Controle da Raiva Animal do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), José Horácio Pereira, informa que a campanha atendeu inicialmente as comunidades localizadas na área rural terrestre, o que compreende as localizadas ao longo da BR-174, até o limite do município de Presidente Figueiredo, e rodovia AM-010, até o limite do município de Rio Preto da Eva, abrangendo ramais e vicinais.

O trabalho na Zona Rural terrestre foi executado por duas equipes de vacinadores, que visitaram cada casa para a aplicação da vacina. A novidade este ano é que as equipes também atuaram aos sábados e não somente de segunda a sexta-feira, já que muitos proprietários de sítios e fazendas estão no local apenas nos finais de semana.

Depois de concluir a vacinação na área rural terrestre, o CCZ iniciou a campanha nas comunidades da área rural fluvial de Manaus, localizadas ao longo dos rios Negro e Amazonas. O trabalho foi realizado em parceria com o Distrito de Saúde Rural, com o apoio da Unidade Móvel Fluvial (Barco Catuiara), que realiza viagens periódicas até as comunidades do rio Amazonas e do rio Negro, com uma equipe de profissionais formada por médicos, odontólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, bioquímicos e assistentes sociais.

A vacina antirrábica pode ser aplicada em animais com mais de três meses de vida e que estejam em boas condições de saúde. “A vacina antirrábica para cães e gatos também é disponibilizada de forma rotineira na sede do CCZ, no bairro da Compensa”, lembra José Horácio. Na área urbana de Manaus, o CCZ vai iniciar a campanha antirrábica para animais no mês de setembro, com a previsão de atingir mais de 200 mil animais.

*Com informações da assessoria de imprensa