Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Prefeitura divulga ações para receber a Copa do Mundo

Várias secretarias municipais anunciaram seu cronograma de ações destinadas a atender às demandas geradas pelo Mundial

Prefeitura anunciou a programação em coletiva nesta terça-feira (13)

Prefeitura anunciou a programação em coletiva nesta terça-feira (13) (Divulgação)

Na manhã desta terça-feira (13), pastas vinculadas ao Poder Municipal divulgaram o cronograma das ações que serão realizadas para receber os quase 200 mil turistas esperados para capital durante os jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

Primeiramente, um Plano de Mobilidade será executado pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), em parceria com o Governo do Estado do Amazonas.

“Serão disponibilizados ônibus extras e exclusivos para os dias de jogos locais, assim como para a Ponta Negra”, disse o superintende da SMTU, Pedro Carvalho. O superintendente disse ainda que Bus Rapid System (BRS), mesmo em fase de implantação, é um legado importante para a cidade, uma vez que é o primeiro passo para a criação de qualquer outra tecnologia mais avançada.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por sua vez, atuará de maneira prioritária nos atendimentos às emergências de acidentes que possam acontecer durante a Copa, contando com o mapeamento dos locais de maior concentração de público feito pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O serviço foi equipado com novas ambulâncias e teve seu pessoal capacitado para o atendimento bilíngue.

Além disso, aproximadamente 200 servidores da Semsa ficarão responsáveis pelo plantão epidemiológico, distribuídos nos Serviços de Pronto-Atendimento (SPAs) e Pronto Socorros.

Atrações culturais

De sua parte, a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) lançou o Concurso de Decoração de Rua Copa 2014. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas entre do dia 20 ao dia 30 de maio, das 8h às 16h, na sede do órgão, localizada na avenida André Araújo, zona Centro-Sul da cidade. Não há limite para inscrições, o que significa que as ruas de um mesmo bairro poderão ser escolhidas como as melhores do concurso.

Cada rua deverá compor uma comissão de representantes com até cinco membros. Na ficha de inscrição deverá constar o nome de todos os moradores que participarem da decoração, que deverá estar concluída até às 18h do dia 1º de junho de 2014.

Além disso, a Manauscult fará transmissões públicas dos jogos da seleção brasileira na avenida Itaúba, localizada no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste da cidade, e no Parque do Idoso, que fica na rua Rio Mar, bairro Nossa Senhora das Graças, Zona Centro-Sul da cidade.

Também estão programadas apresentações de mais de 60 atrações de dança, teatro e música, que ocuparão espaços como o Les Artistes Café Teatro, a Praça Mário Verçosa, o Parque Cidade da Criança, o Parque do Mindu e o Parque dos Bilhares. Entre elas estão espetáculos contemplados pelo edital de cultura da Manauscult de 2013, como ‘Rito de Passagem’, ‘Rastros Híbridos’ e ‘Aëëë’.

Aplicativo para turistas

Na última sexta-feira (9), a Prefeitura lançou o site e o aplicativo Guiatur Manaus, disponível para download nos dispositivos que tenham os sistemas operacionais Android e iOS. As ferramentas foram criadas para facilitar o acesso aos principais serviços utilizados pelos visitantes, como onde encontrar agências bancárias e hospitais, além de informações sobre transporte, gastronomia, atrações turísticas e uma área especial referente à Copa 2014. Todas essas informações também estarão disponíveis nos pontos de ônibus, por meio do QR codes.

De acordo com o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, o aplicativo usa o sistema de GPS para fornecer mapas e verificar a distância entre o ponto atual e atrações turísticas da cidade. Ele também possui um tradutor que disponibiliza palavras e expressões básicas em inglês e espanhol.