Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Prefeitura monta esquema especial de serviços durante a Copa do Mundo 2014

Trânsito, violações de direitos humanos, limpeza pública e saúde são tópicos que serão atendidos por ações especiais coordenadas pela Prefeitura

As linhas especiais funcionarão durante os quatro jogos em Manaus

Linhas especiais de ônibus funcionarão durante os quatro jogos em Manaus (Divulgação)

Com o início da Copa do Mundo 2014, a Prefeitura de Manaus montou um esquema especial de serviços de trânsito, transporte, saúde, limpeza pública e assistência social, que começa a funcionar nesta quinta-feira (12), tanto na Ponta Negra, que vai receber o Fifa Fan Fest™, quanto na Arena da Amazônia Vivaldo Lima.

Trânsito

O diretor-presidente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Paulo Henrique Martins, explicou que serão destinados, diariamente, 45 agentes para postos fixos, com apoio de oito viaturas, para monitorar o tráfego e orientar motoristas e pedestres na área da Ponta Negra. Já na área da Arena da Amazônia, o órgão vai empregar 265 agentes e 73 viaturas, nos quatro dias de realização dos jogos.

Como alternativa para os torcedores, a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) vai disponibilizar linhas de ônibus especiais, saindo de oito pontos da cidade e seguindo direto para o estádio. Serão linhas exclusivas para atender os torcedores e, portanto é obrigatória a apresentação do ingresso dos jogos no momento do embarque. A frota será de 77 ônibus que irão operar a partir do meio-dia.

Comitê Integrado Pró-Copa

Para combater qualquer tipo de ação que venha a violar direitos humanos durante os eventos da Copa do Mundo, o Comitê Integrado Pró-Copa atuará 24h, ininterruptamente, em regime de escala. O Plantão Integrado funcionará na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) para coordenar os trabalhos e equipes volantes, que percorrerão todas as zonas da cidade onde houver concentração de torcedores.

Em caso de violação de direitos, a população pode denunciar ligando para o Disque 100 ou o Disque Direitos Humanos da Prefeitura de Manaus (0800 092 6644).

Limpeza pública e saúde

Na área da limpeza pública, serão empregados 120 agentes de limpeza e mais 44 catadores que fazem parte do projeto “Coleta Seletiva Solidária” e atuarão na Arena da Amazônia e na área da Ponta Negra reservada ao Fan Fest. O restante do efetivo da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), em dias de jogos do Brasil, atuará em expediente até o meio-dia. Já nos dias de jogos em Manaus, o trabalho seguirá normalmente. A coleta de lixo não sofrerá interrupções durante a Copa.

Na área da saúde, com o aumento do fluxo de pessoas na capital, a prefeitura vai reforçar a oferta dos serviços, garantindo o atendimento aos turistas, sem prejudicar as ações direcionadas à população local.

Entre as atividades está a intensificação das ações de imunização contra o sarampo, a rubéola, a caxumba, febre amarela e hepatite B. As atividades foram direcionadas, principalmente, aos grupos considerados como de risco: trabalhadores do setor de turismo, transporte, alimentação, saúde, voluntários, além de profissionais do sexo.

Em caso de incidentes, a Semsa elaborou planos de Urgência e Emergência, envolvendo diferentes setores. Isso permitirá o fortalecimento das ações de Urgência e Emergência para atender a demanda espontânea e/ou referenciada e regulada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). Houve ainda a ampliação do número de ambulâncias. O serviço conta hoje com dez delas para o transporte inter-hospitalar, 34 Unidades de Suporte Básico (USBs) e sete Unidades de Suporte Avançado (USAs).

Dentro da Arena da Amazônia, que tem capacidade para receber 44 mil pessoas, o atendimento está sob a responsabilidade da FIFA, que disponibilizará seis postos e 24 médicos durante os jogos. Nesse mesmo período, a Semsa também reforçará o quantitativo de ambulâncias na base do Samu, localizada no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste da cidade.

Em outros pontos de Manaus, como no Complexo Turístico da Ponta Negra e avenida Itaúba, onde acontecerão eventos ligados à Copa do Mundo, estarão disponíveis Postos Médicos Avançados, com seis leitos, incluindo um leito de estabilização para casos mais graves, cada um.

Aderindo ao projeto-piloto de Categorização dos Serviços de Alimentação, elaborado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitár ia (Anvisa), o DVisa também vai atuar dentro da Arena da Amazônia Vivaldo Lima. Quinze fiscais farão o acompanhamento da produção, transporte e consumo de alimentos durante os jogos.