Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Prefeitura monta esquema especial de serviços durante a Copa do Mundo 2014

Trânsito, violações de direitos humanos, limpeza pública e saúde são tópicos que serão atendidos por ações especiais coordenadas pela Prefeitura

O passageiro desse segmento que se sentir lesado pode procurar a SMTU, ligando para o saque do órgão no número 118 e efetuar sua reclamação

Linhas especiais de ônibus funcionarão durante os quatro jogos em Manaus (Divulgação)

Com o início da Copa do Mundo 2014, a Prefeitura de Manaus montou um esquema especial de serviços de trânsito, transporte, saúde, limpeza pública e assistência social, que começa a funcionar nesta quinta-feira (12), tanto na Ponta Negra, que vai receber o Fifa Fan Fest™, quanto na Arena da Amazônia Vivaldo Lima.

Trânsito

O diretor-presidente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Paulo Henrique Martins, explicou que serão destinados, diariamente, 45 agentes para postos fixos, com apoio de oito viaturas, para monitorar o tráfego e orientar motoristas e pedestres na área da Ponta Negra. Já na área da Arena da Amazônia, o órgão vai empregar 265 agentes e 73 viaturas, nos quatro dias de realização dos jogos.

Como alternativa para os torcedores, a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) vai disponibilizar linhas de ônibus especiais, saindo de oito pontos da cidade e seguindo direto para o estádio. Serão linhas exclusivas para atender os torcedores e, portanto é obrigatória a apresentação do ingresso dos jogos no momento do embarque. A frota será de 77 ônibus que irão operar a partir do meio-dia.

Comitê Integrado Pró-Copa

Para combater qualquer tipo de ação que venha a violar direitos humanos durante os eventos da Copa do Mundo, o Comitê Integrado Pró-Copa atuará 24h, ininterruptamente, em regime de escala. O Plantão Integrado funcionará na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) para coordenar os trabalhos e equipes volantes, que percorrerão todas as zonas da cidade onde houver concentração de torcedores.

Em caso de violação de direitos, a população pode denunciar ligando para o Disque 100 ou o Disque Direitos Humanos da Prefeitura de Manaus (0800 092 6644).

Limpeza pública e saúde

Na área da limpeza pública, serão empregados 120 agentes de limpeza e mais 44 catadores que fazem parte do projeto “Coleta Seletiva Solidária” e atuarão na Arena da Amazônia e na área da Ponta Negra reservada ao Fan Fest. O restante do efetivo da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), em dias de jogos do Brasil, atuará em expediente até o meio-dia. Já nos dias de jogos em Manaus, o trabalho seguirá normalmente. A coleta de lixo não sofrerá interrupções durante a Copa.

Na área da saúde, com o aumento do fluxo de pessoas na capital, a prefeitura vai reforçar a oferta dos serviços, garantindo o atendimento aos turistas, sem prejudicar as ações direcionadas à população local.

Entre as atividades está a intensificação das ações de imunização contra o sarampo, a rubéola, a caxumba, febre amarela e hepatite B. As atividades foram direcionadas, principalmente, aos grupos considerados como de risco: trabalhadores do setor de turismo, transporte, alimentação, saúde, voluntários, além de profissionais do sexo.

Em caso de incidentes, a Semsa elaborou planos de Urgência e Emergência, envolvendo diferentes setores. Isso permitirá o fortalecimento das ações de Urgência e Emergência para atender a demanda espontânea e/ou referenciada e regulada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). Houve ainda a ampliação do número de ambulâncias. O serviço conta hoje com dez delas para o transporte inter-hospitalar, 34 Unidades de Suporte Básico (USBs) e sete Unidades de Suporte Avançado (USAs).

Dentro da Arena da Amazônia, que tem capacidade para receber 44 mil pessoas, o atendimento está sob a responsabilidade da FIFA, que disponibilizará seis postos e 24 médicos durante os jogos. Nesse mesmo período, a Semsa também reforçará o quantitativo de ambulâncias na base do Samu, localizada no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste da cidade.

Em outros pontos de Manaus, como no Complexo Turístico da Ponta Negra e avenida Itaúba, onde acontecerão eventos ligados à Copa do Mundo, estarão disponíveis Postos Médicos Avançados, com seis leitos, incluindo um leito de estabilização para casos mais graves, cada um.

Aderindo ao projeto-piloto de Categorização dos Serviços de Alimentação, elaborado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitár ia (Anvisa), o DVisa também vai atuar dentro da Arena da Amazônia Vivaldo Lima. Quinze fiscais farão o acompanhamento da produção, transporte e consumo de alimentos durante os jogos.