Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Prefeitura promete construir 37 creches em 2014

Número de crianças na fila de espera por uma vaga em creche pública chega a 27 mil, conforme reportagem publicada pelo jornal A CRÍTICA

Atualmente sete creches municipais estão em construção em Manaus

Atualmente sete creches municipais estão em construção em Manaus (Divulgação/ Semcom)

A prefeitura de Manaus prometeu que irá construir 37 creches em 2014, de acordo com as ações previstas no Plano de Metas da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A construção destes espaços ajudará a diminuir a demanda que necessita do serviço nas diversas zonas da cidade. Para isso, a prefeitura já iniciou a licitação de 14 destas unidades na Comissão Municipal de Licitações para início imediato das obras.

Até início de 2013, a rede municipal de ensino contava apenas com a Creche Municipal Eliana de Freitas Moraes em funcionamento, localizada na comunidade Riacho Doce, zona Norte de Manaus. Para atender a população de Manaus, a prefeitura iniciou as obras de 11 creches nos primeiros dias de trabalho.

Deste total, quatro creches já foram entregues ainda em 2013. Elas estão localizadas no Jardim Mauá, na comunidade Gilberto Mestrinho, comunidade Fazendinha e bairro Santa Luzia. As creches se tornaram referência na Região Norte e contam com atendimento integral a crianças de 1 a 3 anos contando com berçários, fraldários, lactários, área de recreação, pátio coberto, playground com caixas de areia, própria para o desenvolvimento motor, cozinhas, rouparia, vestiário e área de serviço.

Atualmente, existem sete creches em construção distribuídas da seguinte forma: duas unidades na Compensa, duas no Tarumã, uma no bairro Alfredo Nascimento, uma no São Francisco e uma na Cidade Alta do bairro Jorge Teixeira. As duas unidades da Compensa e a creche do Jorge Teixeira estão em fase de conclusão e deverão ser inauguradas até o início de março.

“Nosso maior desafio é encontrar os terrenos e realizar o desembaraço da desapropriação, pois em Manaus há graves problemas fundiários”, lembrou a diretora de Planejamento da Semed, Vilma Pessoa. Para repassar recursos, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) tem como padrão necessário para as creches a exigência de que as unidades sejam construídas em terrenos com a metragem mínima de 2.800m² (40 x 70m).

*Com informações da assessoria da Semed