Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Previsão é de calor e pouca chuva durante a Copa do Mundo de 2014 em Manaus

Durante o dia, os especialistas prevêem umidades relativas de até 30% - chegando a 80% pela madrugada - e temperaturas em torno de 34°C. O calor tem aumentado anualmente, alertam

Calor pode aumentar muito

Temperatura em junho de 2014, quando Manaus recebe a Copa do Mundo da Fifa, pode chegar a 34°C (Márcio Silva)

Meteorologistas do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) prevêem bastante calor e pouca chuva para a cidade de Manaus durante o período dos quatro jogos da Copa do Mundo de 2014, que serão disputados na Arena da Amazônia.

Os especialistas afirmam que os turistas que visitarem a capital amazonense irão perceber a constância de um forte calor e boa presença de sol com temperaturas elevadas: as máximas serão de 34°C, podendo ter variações para pouco mais ou pouco menos.

As chuvas costumam ser rápidas nesta época do ano, sob a forma de pancadas em pontos isolados intercalando com períodos de sol, conforme afirmam os meteorologistas.

No mês de junho, ainda segundo o Sipam, a umidade relativa nas últimas horas da manhã e primeiras horas da tarde pode chegar a 30% ou menos, enquanto que pela madrugada os registros podem alcançar 80% ou mais. Uma boa hidratação é aconselhável.

Os especialistas ressaltam que os ventos pela região são fracos, especialmente no período noturno, exigindo ventilação ou refrigeração artificial do ambiente para uma boa noite de sono.

Em junho, as chuvas ocorrem principalmente em resposta ao aquecimento da superfície, formando nuvens isoladas.

O início do período das chuvas em Manaus se dá a partir de novembro em resposta a atuação de um sistema denominado Zona de Convergência do Atlântico Sul.

Temperatura aumenta anualmente

De acordo com o Sipam, os municípios do Amazonas não apresentam índice significativo de elevação das temperaturas; o motivo é a presença de extensas áreas de floresta as quais exercem forte controle climático.

No entanto, a capital tem sido afetada anualmente, principalmente em função do aumento da urbanização que substitui áreas verdes, o que altera o balanço de energia favorecendo um maior aquecimento local.

Outro aspecto destacado pelos especialistas é a produção de calor oriunda dos veículos nos centros urbanos.

Em Manaus, os meses considerados mais quentes são setembro e outubro. No entanto, os meteorologistas salientam que as diferenças de temperatura média entre o mês mais quente e o menos quente é de 3 ou 4°C.

A temperatura máxima absoluta registrada em Manaus neste ano de 2013 foi no dia 23 de setembro: 36,2°C. 

Perfil climatológico durante a realização dos jogos

Tomando por base a climatologia obtida de estações meteorológicas instaladas fora do perímetro urbano, o Sipam espera para junho de 2014:

- Chuvas: volume mensal entre 80 e 120 mm;

- Dias com chuva: entre 12 e 15 dias;

- Umidade relativa: entre 45 e 90%;

- Ventos: velocidade média de 3 m/s (metros por segundo);

- Temperatura máxima (média): 30 a 31°C;

- Temperatura mí­nima (média): 23 a 24°C;

- Temperatura média: 26 a 27°C.