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Três agências bancárias são autuadas pelo Procon Manaus por descumprirem Lei das Filas

O tempo de espera nas filas nesta quarta (9), que não é dia de pagamento, deveria ser de 15 minutos. Entretanto, os fiscais encontraram agências com clientes esperando até duas horas por atendimento

Procon manaus

Algumas agências não tinham relógio em local visível e nem telefone para os clientes realizarem denúncias (Divulgação)

Duas agências bancárias do banco Itaú no bairro Alvorada, Zona Centro-Oeste, e na Compensa, Zona Oeste, e uma agência do Banco do Brasil, no bairro Planalto, Centro-Oeste, foram autuadas pelo Procon Manaus na manhã desta quarta (8) por descumprirem a Lei 1.836/2014, a “Lei das Filas”.

As agências não tinham relógio em local visível e nem disponibilizavam a aparelho telefônico convencional de fácil acesso para os clientes realizarem denúncias. No Itaú do Alvorada, o aparelho que emitia senhas estava desligado, obrigando os clientes a aguardarem em fila sem ter como constatar o tempo de chegada e término de atendimento.

O ouvidor do Município, Alessandro Cohen, explicou que o tempo máximo de espera em fila permanece de 15 minutos, em dias normais; 20 minutos, em vésperas e após feriados prolongados e 25 minutos quando em dias de pagamento de funcionários públicos, bem como pagamento de programas sociais.

“Na data de hoje, como não é dia de pagamento, o tempo médio de espera seria de 15 minutos, porém constatamos tempo médio de até duas horas”, explica Cohen. No Banco do Brasil do Planalto, o tempo médio de espera verificado pelos fiscais foi de duas horas; no Itaú do Alvorada foi de 30 minutos; e no Itaú da Compensa foi de 01h20.

*Com informações da assessoria de imprensa