Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Projeto faz homenagem ao Dia Mundial da Água em Manaus

Segundo a coordenadora do projeto, todas as atividades são dedicadas aos moradores das comunidades do entorno dos parques

Projeto já funciona há um ano no Parque do Mindu

O grupo Garis da Alegria será o responsável por animar a garotada (Divulgação/ Assessoria)

Com o objetivo de aproximar e alertar as crianças carentes e a comunidade em geral quanto à preservação dos parques da cidade, o projeto Nosso Espaço Verde promove no próximo sábado (22), a partir das 9h no Parque Nascentes do Mindu, bairro Cidade de Deus, Zona Leste de Manaus, sua primeira edição deste ano.

Segundo a coordenadora do Projeto, Ariete Rodrigues, nesta edição o tema será em homenagem ao Dia da Árvore na Amazônia (21) e ao Dia Mundial da Água (22). As atividades serão dedicadas aos moradores das comunidades do entorno do parque.

“Serão realizados trilhas, jogos ambientais, prestação de serviços, exposições e oficinas. Além de um fragmento florestal, o Parque Nascentes do Mindu tem uma importância estratégica por abrigar preservadas as três nascentes do maior igarapé da cidade, o Igarapé do Mindu,” ressaltou a coordenadora.

O projeto é promovido há quatro anos. Até o final de 2013 já teve 1.900 participantes e tem como parceiros a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Púbicos (Semulsp), Instituto Municipal de Engenharia de Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), ONG Gaviam, Manaus Ambiental, Associação Amigos do peixe-boi (Ampa) e universitários da Universidade Nilton Lins.

Ainda de acordo com Ariete, todas as orientações dadas aos visitantes do projeto são de maneira lúdica. “No caso dos universitários da Nilton Lins, do projeto “Posição Certa”, a orientação é exclusiva à postura quanto ao uso da mochila. Já a Associação Amigos do peixe-boi, apresenta o mamífero às crianças que não o conhecem e explanam sobre a preservação deste animal.”

Próximas edições

- Parque Lagoa do Japiim-24/05- Tema: Biodiversidade;

- Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé-23/08-Tema: Qualidade do ar;

- Parque da Criança-11/10- Tema: Dia das crianças;

- Parque do Mindu-06/12-Tema: Natal.

Outra programação

As famílias que vivem na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, localizada a 25 quilômetros de Manaus, na margem direita do Rio Negro, recebem pela primeira vez o projeto Arte no Parque.

O evento que será realizado no domingo (23), a partir das 10h, encerrará as comemorações da Semana da Árvore e da Água, com apresentação do espetáculo, encenado pela Companhia de Teatro Arte em Movimento Zona Cultural, “Aykunã e a Árvore da Sabedoria”.

A programação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) é desenvolvida pelo órgão em parceria com a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). O projeto foi criado em 2013 com a finalidade de levar arte e cultura para as unidades de conservação municipais, como forma de conscientizar a população a conhecer e valorizar as áreas protegidas da cidade.