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Quantidade de veículos nas ruas de Manaus continua crescendo

Em dois meses, a frota de carros na cidade engordou em 10 mil apenas em novas unidades. Enquanto isso, as ruas permanecem do mesmo tamanho

Frota de veículos cresceu, mas  ruas continuam do mesmo tamanho e a consequência são os seguidos congestionamentos

Frota de veículos cresceu, mas ruas continuam do mesmo tamanho e a consequência são os seguidos congestionamentos (Euzivaldo Queiroz)

Com quase dois milhões de habitantes, Manaus cresceu e com ela os problemas. No trânsito principal motivo de reclamação de motoristas, a cidade é considerada ainda uma província que não adaptou as vias a grande quantidade de veículos que todos os anos chega as ruas.

De acordo com  Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran), somente nos dois primeiros meses do ano 10 mil veículos entraram no sistema do órgão, foram  cinco mil carros, motos e caminhões novos por mês que trafegam pelas ruas da cidade e transformam o trânsito numa briga diária por espaço. Ainda de acordo com o Detran a frota de veículos do estado já alcançou a marca de 750 mil, sendo que Manaus concentra  685 mil veículos.

Segundo o diretor-presidente do Detran, Leonel Feitoza, do total de veículos da cidade muito pouco deixa o sistema por estar velho ou outro problema e isso acontece em decorrência  das facilidades de pagamento que faz com que cada vez mais  pessoas realizem o sonho do carro.

Como alternativa para melhorar o trânsito da cidade o Detran pretende apresentar para o Instituto Municipal de Engenharia de Trânsito (Manaustrans) um projeto que pretende transforma avenidas como Djalma Batista, Constantino Nery e Torquato Tapajós em mão única nos horários de pico.

O presidente explica que essa alternativa  é usada em outras cidades e que o órgão está concluindo o projeto para então, apresentar a proposta ao Manaustrans. “O projeto pretende, por exemplo, colocar a avenida Djalma Batista no horário da manhã somente no sentido Centro-Bairro e a Constantino Nery Bairro-Centro”, acrescentou.

Leonel Feitoza considera que essa é uma boa alternativa, já que o custo da desapropriação de terra para o alargamento das ruas é alto  e demanda tempo para a conclusão do trabalho. 

Para quem precisa enfrentar os congestionamentos a falta de ruas largas é dos principais problemas apontados. Segundo o promotor de vendas Augusto Correa, 45, enquanto há seis anos atrás o percurso de casa para o trabalho era feito em 20 minutos, hoje para ir para o mesmo destino é preciso  45 minutos. “Eu não mudei de casa continuo morando no mesmo bairro, mas a quantidade de carros aumentou e a cidade não se adaptou”, disse o promotor de vendas.

Outro problema apresentado pelos motoristas além da grande quantidade de carros é a chegada do sistema Bus Rapid Sytem (BRS) instalado na avenida Constantino Nery e acabou retirando um lado da via para os ônibus que fazem parte do sistema. “Os carros precisam se ‘espremer’ em um lado da via por que não há um planejamento sobre o espaço do local”,disse Augusto Correa.

Saiba mais

Ciclovias: Os ciclistas também reivindicam espaço para trafegar nas ruas de Manaus. Segundo o coordenador do Pedala Manaus, Paulo Aguiar, a prefeitura está trabalhando, mas o trecho de ciclovia que começou a ser construído é pouco para o tamanho da necessidade.

Compartilhar: A alternativa de acordo com Paulo Aguiar é  o compatilhamento de via, mas para que isso aconteça de forma eficaz é preciso realizar um trabalho de educação no trânsito. “O problema no trânsito afeta todos os envolvidos, mas na questão das bicicletas se os motoristas se conscientizassem que podem, por exemplo, afastar pra um ciclista passar tudo seria melhor”, disse o coordenador.

Acessórios :De acordo com Paulo Aguiar em conversa com outros ciclistas é possível perceber uma queda na venda de bicicletas no último ano, porém existe um crescimento na venda de acessórios, isso significa que as pessoas estão somente fazendo a manutenção dos equipamentos.

Em números: 685 mil é a frota de veículos somente em Manaus, desse total 175 mil são motocicletas e 150 mil é de outros veículos como caminhões e ônibus. Para o presidente do Detran, Leonel Feitoza, com o crescimento da cidade a tendência é que a quantidade aumente cada vez mais.