Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Trânsito na Copa: Manaus ganha novas linhas de ônibus e vias serão interditadas

Torcedores que vão assistir aos jogos na Arena devem ficar atentos às linhas especias que seião de oito pontos da cidade. Do Aeroporto Eduardo Gomes, haverá duas linhas especiais para facilitar o deslocamentodos turistas que estão chegando em Manaus

O monitoramento da frota ficará sob a responsabilidade de 20 fiscais de transporte da SMTU

Superintendência Municipal de Transporte vai disponibilizar linhas especiais (Divulgação)

Torcedores que irão assistir aos quatro jogos da primeira fase da Copa do Mundo Brasil 2014 na Arena da Amazônia Vivaldo Lima, em Manaus, terão à disposição linhas de ônibus especiais disponibilizadas pela Prefeitura, saindo de oito pontos da cidade e seguindo direto para o estádio. Para o embarque, os torcedores precisam apresentar o ingresso dos jogos. A frota será de 77 ônibus que irão operar a partir do meio-dia, com frequência de saída de dez em dez minutos.

As linhas estão divididas entre troncais e circulares. As troncais atenderão as zonas Norte e Leste, e sairão dos terminais de Integração Cidade Nova (T3), Jorge Teixeira (T4) e São José (T5). As circulares atenderão as zonas Oeste, Sul e Centro- Sul. Elas não passarão em terminais de integração.

Duas linhas partirão do centro da cidade: uma da Rua Simón Bolívar, ao lado da Praça da Saudade, e a outra da Avenida Eduardo Ribeiro, nas proximidades da Praça da Matriz. Haverá também opção de linha saindo do calçadão do Complexo Turístico da Ponta Negra, do Centro Cultural Povos da Amazônia (Bola da Suframa) e do Aleixo, a partir a Avenida André Araújo, perto da Secretaria do Estado da Fazenda (Sefaz).

O diretor de Transporte Urbanos da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Waldir Frazão, explica que as linhas especiais sairão de todas as zonas da cidade e são opções para quem já é usuário do transporte coletivo e para quem decidir não ir de carro ao estádio.

“Como o acesso de carros às vias do entorno da Arena da Amazônia estará restrito, haverá uma redução na quantidade de vagas de estacionamento naquela área. Por isso, as linhas especiais serão uma boa opção para o torcedor chegar ao local, pois elas seguem direto para o estádio, sem fazer paradas durante o percurso”, afirmou Frazão.

A tarifa será a mesma praticada nas demais linhas: R$ 2,75. Cada linha especial possui um ponto de embarque e desembarque fixo. Por isso, ao término de cada jogo, para retornarem ao ponto inicial do itinerário, os torcedores deverão se dirigir ao mesmo local onde desembarcaram quando chegaram à Arena da Amazônia.

Linhas atenderão o aeroporto

A partir deste sábado (14), outras três linhas de ônibus começarão a operar tendo como ponto de partida o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Das novas linhas criadas pela Prefeitura de Manaus, uma tem o objetivo de atender pessoas que trabalham no aeroporto e duas são linhas especiais direcionadas a demanda de turistas que estão chegando a cidade para os jogos da Copa.

A linha especial Circular/ Hoteleira terá ônibus com ar condicionado, poltronas de padrão rodoviário e atenderá hotéis das zonas Centro-Sul e do Distrito Industrial. A tarifa também será diferenciada com o valor de R$ 20.

As outras duas linhas sairão do aeroporto com destino ao centro da cidade. A linha 332 atenderá a Arena da Amazônia passando pela avenida Djalma Batista e a 308 passará pelas  avenidas do Turismo, Coronel Teixeira (Ponta Negra) e seguirá pela avenida Brasil.

Nos dias de jogos da Copa do Mundo na Arena, a linha 332 irá apenas até a avenida Djalma Batista e retornará para o Aeroporto. Nos demais dias ela seguirá normalmente até o Centro.

No caso da 308, o itinerário foi traçado com base em uma pesquisa feita entre usuários  que trabalham no aeroporto. Segundo o diretor de Transporte Urbanos da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Waldir Frazão, esta linha poderá continuar circulando depois da Copa do Mundo. “Vamos observar a demanda de passageiros. Se houver uma boa aceitação, vamos deixar a linha 308 em operação para facilitar o deslocamento de pessoas que trabalham no aeroporto e moram nos bairros localizados ao longo da avenida Brasil”, afirmou.

Com as novas linhas, o aeroporto passará a ter cinco opções de linhas de ônibus. Por lá já passam a 306- Aeroporto / T1 / Centro, que também servirá para a Arena da Amazônia, e a 641-T4–T3/Aeroporto/Ponta Negra, que sai de bairros das zonas Norte e Leste.

Linhas alteradas

Com a interdição das vias do entorno da Arena da Amazônia, as linhas de ônibus que atendem essa área terão o itinerário alterado. Linhas de ônibus da Zona Norte que passam pelas avenidas Torquato Tapajós e Constantino Nery serão desviadas para a Djalma Batista. O embarque e desembarque de passageiros será feito, em ambos os sentidos, nos pontos de parada localizados próximo ao Conjunto Eldorado.

As linhas das zonas Oeste e Centro-Oeste que normalmente atendem a avenida Pedro Teixeira e a Lóris Cordovil serão desviadas para as avenidas Dom Pedro, Darcy Vargas e Theomário Pinto.

No caso das linhas 225, 219, 222 e 227 que circulam pelo trecho interditado da rua Lóris Cordovil, entre as avenida Constantino Nery e  Senador Álvaro Maia, o ponto de embarque e desembarque será na avenida B do bairro Alvorada 1

Interdições de vias

Interdições em dias de jogos na Arena a partir das 6h Em dias de jogos na Arena da Amazônia, as interdições das vias começam 12 horas  antes do início de cada partida. Desde às 6h ficarão interditados trechos das avenidas Lóris Cordovil e Pedro Teixeira, e toda a Alameda do Samba e Belmiro Vianez, na zona Centro-Oeste.

A partir das 12h, a avenida Constantino Nery será interditada, no trecho entre o viaduto de Flores e a avenida Darcy Vargas. Às 14h, a avenida Djalma Batista terá fluxo exclusivo para o transporte coletivo no trecho entre Darcy Vargas e viaduto Ayrton Sena.

Torcedores terão acesso à Arena, a pé, pela avenida Djalma Batista, Pedro Teixeira, Constantino Nery e Lóris Cordovil. A Polícia Militar será responsável pelo controle de entrada dos espectadores.

Só terão acesso ao local os portadores de ingresso.O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) orienta que os torcedores evitem estacionar seus veículos em áreas proibidas e façam uso dos estacionamentos privados do Ciesa, Amazonas Shopping, Millennium Shopping e Plaza Shopping.

Na Ponta Negra o trânsito ficará interditado até dia 13 de julho na avenida Cel. Teixeira, no trecho entre o Tropical Hotel até a rotatória da avenida do Turismo, sentido bairro/Centro. Dessa forma, o trânsito será desviado na avenida Cel. Teixeira, em frente ao edifício Aruba para acesso da Alameda Alaska até às 14 horas. Após esse horário a Cel. Teixeira será interditada também no trecho centro/bairro, a partir da Rotatória do Turismo.

Para a saída da Ponta Negra, o acesso será pela Alameda Líbia e rua Thales Loureiro onde a prefeitura, em parceria com o Exército, colocou uma ponte provisória que dá acesso ao condomínio Alphaville e, posteriormente, à avenida do Turismo.

O desembarque de passageiros do transporte coletivo será na Alameda Alaska até às 14 horas. Após esse horário, somente os moradores terão acesso, com a apresentação da credencial emitida pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). Os coletivos passarão a fazer o desembarque e embarque de passageiros na Avenida do Turismo e na avenida Cel. Teixeira, após a rotatória do Turismo.

Jorge Teixeira Na avenida Itaúba, no Jorge Teixeira,  zona Leste, onde também haverá transmissão pública dos jogos, com telão e shows de artistas locais, nos dias de jogos da seleção brasileira, haverá interdição no final da avenida Itaúba, trecho entre as ruas Mirra e a Sacaca, a partir das 10h.

A via será liberada após a dispersão dos torcedores.Para evitar a área interditada, o condutor poderá utilizar a rua Mirra à esquerda ou à direita, em direção aos bairros João Paulo ou Santa Inês.Para controle do trânsito nessa área, o Manaustrans irá mobilizar um efetivo de 20 agentes.


Confira todo o itinerário da linha 641 - T4 – T3 (AEROPORTO/PONTA NEGRA)

Sentido - T4-Jorge Teixeira / Ponta Negra

Início: T4-Jorge Teixeira

Av. Camapuã

T3 - C.Nova (embarque/desembarque)

Av. Noel Nutells

Av. Max Teixeira

Av. Torquato Tapajós

Av. Santos Dumont

Av. Turismo

Av. Cel. Teixeira (Estr.Ponta Negra)

Retorno Rotatória da Av. Coronel Teixeira (próx. Hotel Tropical)

Sentido: Ponta Negra / T4-Jorge Teixeira

Retorno Rotatória Av. Coronel Teixeira (próx. Hotel Tropical)

Av. Turismo

Av. Santos Dumont (Aeroporto)

Av. Torquato Tapajós

Passagem Subterrânea Cidade Nova

Av. Max Teixeira

T3 - C.Nova (embarque/desembarque)

Av. Noel Nutells

Av. Camapuã

Ponto final: T4-Jorge Teixeira


*Com informações de assessorias de imprensa