Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

SSP-AM aponta aumento da presença de jovens no mundo do crime, em Manaus

Ações de combate ao tráfico flagram adolescentes sendo cooptados por lideranças do crime organizado; só entre a terça e a quarta (16), foram apreendidos vários deles

Casal preso no bairro Armando Mendes, no dia 1º de julho, por tráfico de drogas. À direita, uma adolescente, mais uma entre as várias que vêm sendo cooptadas para o crime

Casal preso no bairro Armando Mendes, no dia 1º de julho, por tráfico de drogas. À direita, uma adolescente, mais uma entre as várias que vêm sendo cooptadas para o crime (Divulgação/SSP)

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) divulgou na manhã desta quarta-feira (16) um balanço das ocorrências da noite-madrugada registradas no Centro Integrado de Operações (Ciops), apontando o aumento da produtividade das polícias no combate ao crime e a alta presença de adolescentes.

O secretário de Segurança Pública, coronel Paulo Roberto Vital, disse que continua sendo verificada a participação de menores de idade, sobretudo adolescentes, em diversos crimes, geralmente na companhia de adultos. “Convém que os pais desses adolescentes tenham um maior envolvimento na vigilância de seus filhos. É difícil para nós também ter de apreender jovens, ou então vê-los mortos por outros criminosos, mas desgraçadamente esse é o caminho para um jovem de 14, 15 anos que está pelas ruas na madrugada”, disse.

Vital sugere que os pais insiram seus filhos nos diversos programas sociais que são destinados a prevenir que crianças e adolescentes sejam cooptados para o crime e também para reduzir o risco social a que estão expostos. Ele cita o programa Caravana da Cidadania nas Escolas e Comunidades, que neste momento está atuando junto às escolas da zona Leste de Manaus com o intuito de atingir diretamente até 80 mil alunos das redes municipal e estadual.

O secretário lembrou que em duas ações da Força-Tarefa da SSP na tarde desta terça-feira, nascidas de denúncias para o Disque 181, foram flagradas as presenças de adolescentes altamente envolvidos com o tráfico de drogas no varejo, o chamado “tráfico formiguinha”. De acordo com o coronel Vital, os adolescentes são usados principalmente como “aviões” dos traficantes para entregar droga a usuários.

No bairro Monte das Oliveiras, na Zona Norte, um adolescente de 15 anos portava 221 porções de maconha, pasta-base de cocaína e oxi. Nessa mesma tarde, um casal foi preso em flagrante com cerca de 1 quilo de maconha prensada e 25 trouxinhas de oxi, pasta-base de cocaína e maconha. Uma adolescente de 16 anos estava na companhia do conhecido traficante da zona Leste Erleson Marinho Vieira, de 22 anos. Na mochila, além de arma de fogo e branca, o casal carregava 1 quilo de maconha prensada e 25 trouxinhas de oxi, pasta-base de cocaína e maconha.

Ao ser revistada na delegacia por uma policial feminina, foi constatado que a adolescente ainda portava várias trouxinhas de drogas escondida na calcinha. Segundo disse aos policiais, só fez isso porque o parceiro traficante a obrigou.

O coronel Vital explicou que nesses casos, o adulto, além de responder pelo crime de tráfico, também será enquadrado por corrupção de menor de idade.

Várias prisões na noite-madrugada

O policiamento ostensivo da Polícia Militar nas ruas de Manaus resultou na retirada de circulação de vários criminosos, de acordo com o balanço do Ciops/SSP.

Rain Gomes dos Santos, de 20 anos, foi preso pela Polícia Militar por roubo a passageiros do ônibus coletivo da linha 418. Ele estava na companhia de um adolescente de 17 anos, que também foi apreendido. A dupla portava um revólver 32, municiado, e foi apresentada ao delegado do 14º DIP. Caso aconteceu na avenida Autaz-Mirim, altura do Tancredo Neves, zona Leste, às 22h30.

Rogério Corrêa dos Santos, 31 anos, e Jéssio Fragoso Rodrigues, de 22, foram presos pela Polícia Militar na rua Monsenhor Coutinho, no Centro, acusados de roubar o celular de um transeunte. A dupla portava uma arma calibre 12, de fabricação caseira, e foi apresentada ao delegado do 1º DIP às 23h.

Às 23h, a Polícia Militar apreendeu um adolescente de 17 anos suspeito de tráfico de drogas no beco São Francisco, no bairro Mauazinho, zona Leste. Com ele, os policiais da 29ª Cicom encontraram 13 trouxinhas de cocaína, 2 de pasta-base e 3 de oxi. O adolescente foi apresentado ao delegado do Menor Infrator.

No amanhecer de hoje, a Polícia Militar estourou uma boca de fumo na rua 13 de Fevereiro, no bairro Gilberto Mestrinho, zona Leste. Os suspeitos de tráfico Manuel Bentes Rodrigues, de 28 anos, e Joaquim de Souza Marques, de 29, foram presos em flagrante no local. Eles portavam 130 trouxinhas de pasta-base de cocaína e foram apresentados ao delegado do 14º DIP.

Por volta de 1h, o casal Jhony Colares da Silva, de 20 anos, e uma adolescente de 16 foram abordados por uma guarnição da Polícia Militar na rua Elesbão Veloso, no bairro Cidade Nova, zona Norte. A dupla foi apontada por várias pessoas no 6º DIP como autora de assaltos a mão armada na região utilizando uma motocicleta.

A Polícia Militar recuperou ou localizou os veículos roubados Corsa, preto, JWK 4733, na avenida Brasil, Vila da Prata, zona Oeste. O automóvel foi entregue à Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos.

O veículo JAC J2, prata e placa NOQ 9652, foi localizado na rua Coaraci, no núcleo 21 do bairro Novo Aleixo, na zona Norte, por uma guarnição da Polícia Militar, da 27ª Cicom, e entregue ao delegado do 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP). De acordo com os policiais, o veículo havia sido roubado nessa noite de uma residência no bairro. A proprietária foi informada e chamada ao DIP para recuperar seu patrimônio.

Nas últimas 24 horas, Manaus registrou um caso de homicídio. O corpo de Odenilson Bazílio de Oliveira, de 19 anos, foi encontrado no amanhecer de hoje (16) às margens de um igarapé que corta o bairro Jorge Teixeira, na avenida Autaz-Mirim. De acordo com um irmão da vítima, ele foi agredido por desconhecidos e seu corpo jogado no local. Não soube informar a motivação.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM)