Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Sauim-de-coleira, espécie em risco de extinção, é encontrado morto na Zona Leste

Animal, um dos símbolos da cidade de Manaus, sofre com a convivência com o ambiente urbano e é vítima constante de atropelamentos e eletrocussões. Segundo bióloga, poucas iniciativas públicas são tomadas para preservá-lo.

Saium eletrocutado

Saium eletrocutado (Erika Schloemp)

Um sauim-de-coleira foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (27) na Av. Adolfo Ducke, bairro Coroado, Zona Leste de Manaus, com sinais de eletrocussão causada por contato com a rede elétrica. O caso está muito longe de ser isolado, o que é preocupante considerando o risco de extinção da espécie.

A bióloga Erika Schloemp, moradora do Conjunto Acariquara, explica que o grande perigo para esses animais advém das eletrocussões e atropelamentos e conta a situação que ocorre perto de sua casa. “No conjunto, sete sauins foram encontrados mortos no ano passado. Procuramos, sem sucesso, o Governo do Estado, a Semmas, até que fomos ouvidos pelo Manaustrans, que instalou quatro lombadas que diminuíram drasticamente as mortes de animais selvagens por aqui”.

Ela ressalta que não vê reais investimentos para preservação de animais silvestres dentro de perímetros urbanos e que, muitas vezes, questões políticas passam por cima de questões ambientais. “Você tem um ambiente como a Ufam, por exemplo, em que vários professores e alunos objetam a instalação de lombadas e, logo, o Poder Público tem muita dificuldade de atuar. A questão dos sauins por lá é proeminente. Os animais daquela área estão muito ameaçados simplesmente pelo fato de que as pessoas não querem diminuir a velocidade”, comentou Schloemp.