Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Sede administrativa da Ponta Negra está com mais de 90% da obra concluída

Nova etapa do projeto de reforma do complexo turístico deve ficar pronta até o fim deste mês; local vai dar maior suporte às equipes que atuam nas áreas de gestão, segurança e limpeza da praia

Prédio vai ficar na primeira etapa do complexo, à esquerda do anfiteatro, próximo a área de bosque e do Tropical Hotel

Prédio vai ficar na primeira etapa do complexo, à esquerda do anfiteatro, próximo a área de bosque e do Tropical Hotel (Francisco Araújo/Seminf)

Com mais de 90% do projeto concluído, restando itens de acabamento, como no piso, e pintura, a nova sede administrativa do Complexo Turístico Ponta Negra deve ser entregue até o final deste mês. A obra, executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), faz parte do projeto de reforma do espaço, cuja segunda etapa foi entregue em dezembro de 2013.

A sede da administração tem dois pavimentos e área construída de 650 metros quadrados. Quando estiver pronto, o local vai funcionar para dar maior suporte às equipes que já atuam no espaço, garantindo o conforto e a segurança dos usuários. Haverá espaço  para o Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), responsável pela gestão do complexo; recepção, área para oficina, bem como para segurança (Polícia Militar, Bombeiros e Guarda Municipal). Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), incluindo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Vigilância Sanitária, além da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) e da Secretaria Municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento (Sempab) também estarão na nova estrutura da administração.

O prédio foi construído na primeira etapa do complexo, à esquerda do anfiteatro, próximo a área de bosque e do Tropical Hotel.

Bom uso

Desde 2013, o Corpo Permanente de Segurança atua no Complexo Turístico Ponta Negra para manter o bom uso da praia e a salvaguarda dos banhistas. Os bombeiros delimitam áreas de banho com boias, deixando margens de segurança para a população.

Até às 17h, o balneário possui a estrutura do Corpo Permanente de Segurança, definido inclusive em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado entre a Prefeitura de Manaus e o Ministério Público no início de 2013, que mantém no local salva-vidas, bombeiros e equipes de atendimento à saúde de plantão. Depois desse horário, para a própria segurança do usuário, é proibido entrar no rio. Entrar na água à noite é uma pratica arriscada, que consta dos principais manuais de segurança de praias do País. As regras estão previstas no regulamento e nas normas de uso do Complexo Turístico Ponta Negra.

Barreiras

Por medida de segurança, os acessos à praia da Ponta Negra possuem barreiras de contenção que visam coibir a entrada de animais, mesmos os de estimação, além de comida para evitar a contaminação da areia. Também são proibidos no local garrafas ou objetos de vidro; de material perfurocortante, como facas, mesmo de cozinha; além de pipas.

Ainda com relação às bebidas, é proibida a venda por ambulantes na praia, conforme determina a legislação. As alcoólicas só poderão ser comercializadas em pontos fixos. Em caso de dúvidas ou em qualquer situação de risco, é recomendado aos usuários do complexo que se procure os colaboradores do Implurb, guardas municipais, policiais militares ou salva-vidas.

*Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom).