Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Semsa abre inscrições para nova turma de curso de Cuidador Informal de Idosos em Manaus

Sem ter caráter técnico-profissionalizante, o curso tem como público alvo familiares ou pessoas que já cuidam de idosos, ou os que nunca participaram de uma capacitação. Ao todo, são 50 vagas disponíveis

As inscrições encerram-se no dia 31 de julho e o curso começa no dia 18 de agosto

Cuidados com a saúde das pessoas idosas e respeito a serviços de assistência social são temas do curso (Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Distrito de Saúde Oeste (Disa Oeste), abriu inscrições para a nova turma do curso de Cuidador Informal de Idosos Frágeis que será realizado no período de 11 a 15 de agosto, das 8h às 12h, no auditório do Disa Oeste, rua Comandante Paulo Lasmar, s/n, conjunto Santos Dumont, bairro da Paz (prédio do antigo IMPAS), em Manaus.

A técnica responsável pelo programa Saúde do Idoso do Disa Oeste, a assistente social Graciete Andrade de Carvalho, explica que o curso não tem caráter técnico-profissionalizante e o público alvo principal são familiares ou pessoas que já cuidam de idosos e nunca participaram de uma capacitação. Mais informações podem ser coletadas pelo telefone 3216-7754 (horário matutino) ou 9381-9485/8169-4704.

“Algumas pessoas idosas acometidas por dificuldades de saúde, como as doenças crônico-degenerativas, em algum momento acabam precisando receber cuidados de familiares ou pessoas próximas. E muitas vezes observamos que esses familiares não possuem a capacitação adequada para realizar os cuidados e procedimentos domésticos necessários aos idosos fragilizados”, explica.

A partir do curso, os participantes passarão a ter informações em relação aos cuidados com a saúde das pessoas idosas e, também, a respeito dos serviços de assistência social voltados para esse grupo de pessoas. O Disa Oeste está disponibilizando um total de 50 vagas para a população e o curso terá duração de 20 horas.

No curso, serão abordados temas nas áreas de Enfermagem (Alterações fisiológicas/patológicas, atividades de vida diária, atividade instrumental de vida diária e cuidados em primeiros socorros); e Fisioterapia (Prevenção de quedas, atividade física e movimentação passiva, autonomia e independência).

Também temas na área de Medicina (Síndrome metabólica - HAS, diabete mellitus, dislipidemia, obesidade -, cuidados com medicamentos, quadros demenciais: alzheimer, parkinson, etc.); Nutrição (Alimentação saudável); Assistência Social (Proteção social e promoção da cidadania; Política Nacional da Pessoa Idosa); Psicologia (Cuidando do cuidador e Transtornos de humor e ansiedade).

*Com informações da assessoria de imprensa